O Brinquedo Terapêutico (BT) é um brinquedo utilizado para a criança aliviar a ansiedade gerada por situações atípicas de sua idade, que costumam ser ameaçadoras; devendo ser usado sempre que ela sentir dificuldade para compreender e lidar com experiências. O objetivo do estudo é relatar como a abordagem aos acadêmicos de enfermagem oferece subsídios para que uma vez profissional enfermeiro, possa colocar em sua prática, o emprego da técnica do brinquedo terapêutico na assistência à criança e sua família. Trata-se de um relato de experiência, que mostra que as aulas com enfoque ao brinquedo terapêutico acontecem na sala de aula com abordagem teórica. Os alunos simulam em laboratório a abordagem a criança utilizando a técnica do brinquedo terapêutico, para facilitar posteriormente a abordagem em campo prático. Com isso, como resultado desse relato, evidencia que o papel do docente de enfermagem que ensina a utilização do brinquedo terapêutico e acredita em sua importância, é o de agente ativo na disseminação dessa prática assistencial. O ensino sobre a utilização do brinquedo terapêutico durante as aulas de pediatria demonstrou ser benéfica, pois favoreceu a relação dos acadêmicos no momento em estavam prestando assistência a criança, com ampliação dos conceitos relacionados à criança e sua vivência no ambiente hospitalar. Conclui-se que se faz necessário capacitar os acadêmicos, para a utilização do BT durante a realização de procedimentos, tendo em vista que o mesmo favorece a aproximação do profissional junto à criança facilitando desta forma o contato e a assistência. |