Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO A ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Autores
JESSICA MAYARA ALVES PINTO (Relator)
ADRIANA FANK
LEO CHRISTYAN ALVES DE LIMA
MARCELIO VIANA DA SILVA
TERESINHA CÍCERA TEODORO VIANA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
O Brinquedo Terapêutico (BT) é um brinquedo utilizado para a criança aliviar a ansiedade gerada por situações atípicas de sua idade, que costumam ser ameaçadoras; devendo ser usado sempre que ela sentir dificuldade para compreender e lidar com experiências. O objetivo do estudo é relatar como a abordagem aos acadêmicos de enfermagem oferece subsídios para que uma vez profissional enfermeiro, possa colocar em sua prática, o emprego da técnica do brinquedo terapêutico na assistência à criança e sua família. Trata-se de um relato de experiência, que mostra que as aulas com enfoque ao brinquedo terapêutico acontecem na sala de aula com abordagem teórica. Os alunos simulam em laboratório a abordagem a criança utilizando a técnica do brinquedo terapêutico, para facilitar posteriormente a abordagem em campo prático. Com isso, como resultado desse relato, evidencia que o papel do docente de enfermagem que ensina a utilização do brinquedo terapêutico e acredita em sua importância, é o de agente ativo na disseminação dessa prática assistencial. O ensino sobre a utilização do brinquedo terapêutico durante as aulas de pediatria demonstrou ser benéfica, pois favoreceu a relação dos acadêmicos no momento em estavam prestando assistência a criança, com ampliação dos conceitos relacionados à criança e sua vivência no ambiente hospitalar. Conclui-se que se faz necessário capacitar os acadêmicos, para a utilização do BT durante a realização de procedimentos, tendo em vista que o mesmo favorece a aproximação do profissional junto à criança facilitando desta forma o contato e a assistência.