Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A PRÁTICA DE ENFERMAGEM VOLTADA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MICHELINE MIDORI SUZUKI DA ROCHA (Relator)
ANTONIA DINÁGILA DO NASCIMENTO RIBEIRO
JACKELINY LAURINDO DE OLIVEIRA
SILKIANE M.CAPELETO
GRASIELA CRISTINA SILVA BOTELHO SILVESTRE
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A educação em saúde é definida como estratégia de promoção a saúde com poder de transformar hábitos e estilo de vida das pessoas, obtendo uma visão macro da complexidade dos determinantes de saúde ampliando o conceito de ser saudável e propiciando fatores para o alcance de qualidade de vida. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada pelos discentes de enfermagem sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada assim como os benefícios da atividade física a saúde humana. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, referente as atividades educativas desenvolvidas em uma escola pública no município de Diamantino-MT. A experiência foi vivenciada nas práticas curriculares da disciplina de Fundamentação e prática em Saúde Coletiva, no 5°(quinto) semestre do curso de Enfermagem, no primeiro semestre de 2015. Foram abordados aspectos relevantes à saúde humana, tendo como público alvo alunos entre a faixa etária 14 (quatorze) à 19 (dezenove) anos de idade cursando o ensino médio. Resultados e discussão: Dentre as atividades desenvolvidas apresentou-se a pirâmide alimentar, os principais alimentos nutritivos que favorecem a saúde, exposição oral referente a temática, tais como drogas ilícitas e lícitas, obesidade, anorexia, bulimia, alimentação balanceada de acordo com as necessidades nutricionais, degustação de chá fitoterápicos, peça teatral e atividade prática de exercício físico. Para os alunos envolvidos, a atividade foi relevante, pois desconheciam algumas questões abordadas sobre os alimentos, bem como as drogas. Conclusão: A temática exposta contribuiu de forma excepcional para a formação acadêmica, pois os assuntos discutidos tem forte relevância e está diretamente ligado a saúde dos adolescentes. Repassar os conhecimentos técnicos científicos a esta população de adolescentes é fundamental para que possa despertar interesse em aderir os conteúdos abordados, e fazer a diferença na vida de cada um.