Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título DOUTORES DA ENFERMAGEM: O LÚDICO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM Á CRIANÇA HOSPITALIZADA
Autores
YANO LIRA GONÇALVES (Relator)
MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
ELLEN PESSOA ROCHA
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O ambiente de uma criança está repleto de curiosidades, estímulos, cores, medos. Desta forma se torna muitas vezes difícil ter atenção dos pequenos e manter a mesma, o método lúdico é eficaz nesse caso, pois desperta através de estimulo cognitivo a curiosidade em seu cérebro, surgindo assim, a importância de despertar nas crianças que aprender pode ser divertido. O brincar é essencial para o desenvolvimento de uma criança como para formação de seu caráter, sua escolha profissional, e seu desenvolvimento físico-motor, sendo compreendido como uma necessidade vital da criança, capaz de contribuir e influenciar em sua hospitalização, justificando sua necessidade no ambiente hospitalar (DE OLIVEIRA et al., 2015). Resolução COFEN nº 295, de 24 de outubro de 2004: dispõe sobre a utilização da técnica do Brinquedo/Brinquedo Terapêutico pelo Enfermeiro na assistência à criança hospitalizada. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a atividade lúdica como técnica de cuidado na assistência de enfermagem na pediatria. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência da percepção de estudantes de enfermagem sobre do uso do lúdico no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada, realizado no Pronto Socorro da Zona Sul, Manaus, Amazonas. Foram realizadas atividades lúdicas com ênfase na utilização de personagens infantis e brincadeiras. RESULTADOS: Durante as práticas lúdicas, pode-se observar a eficácia da utilização desta pratica. Optou-se pela escolha de caracterização e interpretação de personagens infantis com acompanhamento de canções e danças, tendo o cuidado nas escolhas dos temas, para não ultrapassar ou fugir da atualidade e da faixa etária das crianças. Observou-se que após as apresentações de personagens e atividades lúdicas, as crianças aceitavam melhor os procedimentos de enfermagem como: administração medicamentosa, punção venosa e exame físico, tornando ainda o ambiente mais agradável, facilitando a ambientação da rotina hospitalar. CONCLUSÃO: Durante a trajetória do projeto Doutores da Enfermagem foi observado à importância do momento lúdico no ambiente hospitalar, a melhora no quadro clínico de alguns, diminuição no tempo de internação hospitalar, quebra de medo para com os profissionais, além da educação em saúde que ocorreu na abordagem com os responsáveis.