Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA DA OBSERVAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM IDOSAS
Autores
THAIS CAMPOS DIAS DA CRUZ (Relator)
ALICE MILANI NESPOLLO
SAMIRA RESCHETTI MARCON
CARLA GABRIELA WUNSCH
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Com o aumento na expectativa de vida e consequente crescimento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis, os casos de demência têm crescido mundialmente, o que implica na necessidade de atividades de estimulação cognitiva. Tal intervenção busca resultados efetivos por meio da aplicação de protocolos estruturados com atividades sequenciais. Nesse contexto, observar o processo em que se dá a intervenção pode contribuir no direcionamento da atividade desenvolvida, permitindo modificações de acordo com as necessidades apontadas pelo observador. Objetivo: relatar a experiência de uma acadêmica do Curso de Enfermagem como observadora de sessões de estímulo cognitivo em idosos participantes de um estudo experimental. Metodologia: relato de experiência. As observações foram realizadas entre abril a junho/2016, totalizando 16 sessões, duas vezes por semana com duração de uma hora. Para a observação foi utilizado um roteiro adaptado do formulário Standard de observação de grupo operativo que era preenchido durante e após as sessões. Resultados: o observador é um dos principais elementos na pesquisa, uma vez que seu olhar possibilita melhor percepção do contexto vivenciado. No entanto, inicialmente a figura do observador pode ser estranha ao grupo uma vez que não há interação com as participantes, relação está que foi se modificando durante as sessões, por ser a observadora também participante das atividades. Uma dificuldade evidenciada foi à utilização do instrumento, pois era necessário manter a atenção, participar e transcrever. Porém, ao longo dos encontros pudemos adequar o roteiro às nossas necessidades. Com a experiência aperfeiçoamos o olhar para os aspectos verbais e não verbais que emergiam no grupo, e a utilização do instrumento se tornou mais simples. Na medida em que a pesquisa se desenvolveu foram se fortalecendo os vínculos com as idosas e facilitando tanto a observação do protocolo de estímulo cognitivo, bem como da dinâmica em que esse processo se deu. Conclusão: Em síntese, a observação se constitui em um método eficiente, pois permite uma visão integral do contexto, e possibilita a ampliação do olhar para as dinâmicas das atividades desenvolvidas. A observação pode ser um direcionador para a readequação das intervenções de acordo com as necessidades evidenciadas.Referencias: ZANINI RS.Demência no idoso: aspectos neuropsicOLÓGICOS. Rev Neurocienc 2010.