Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO MEDIADO PELA ABP - ASSUNÇÃO DE NOVOS PAPÉIS POR PROFESSORES E ALUNOS DE UM CURSO DE ENFERMAGEM
Autores
ADRIANA FREITAS DE ALMEIDA FINGER (Relator)
LEONARA RADDAI GUNTHER DE CAMPOS
MARA REGINA ROSA RIBEIRO
JUAREZ COIMBRA ORMONDE JUNIOR
ANDREIA CORREIA DE SOUZA CIOFFI
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A desestruturação dos perfis clássicos de aluno e professor em sala de aula é o tema central deste estudo. A proposta desta pesquisa se ampara nas Metodologias Ativas de ensino (MA), trazendo a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como um cenário propício para atuação destes atores que assumem novos papéis. A relação entre aluno e professor é “mediada por conhecimentos que são, intencionalmente ensinados e aprendidos, descontruídos, construídos ou reconstruídos em atividades que colocam esses sujeitos frente a frente” e em interação constante. Objetivo: Analisar a percepção dos alunos sobre os novos papeis exercidos durante a ABP. Método: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, dados coletados em portfólios de quinze acadêmicos de graduação em enfermagem, matriculados em disciplina do 4º. Semestre 2012/2. Adotamos a Análise de Conteúdo, modalidade Análise Temática. Projeto aprovado pelo CEP sob o Nº 796/CEP/HUJM. Resultados: Os alunos perceberam que a ABP é um método que foge ao ensino tradicional. Consideram aspectos importantes que envolvem as novas funções de aluno e professor, pois percebem que eles próprios passam a gerenciar seus estudos e que os professores passam a ser coadjuvantes no processo de ensino-aprendizagem. Percebem a ABP estimulante/motivacional para a realização dos estudos, buscando respostas às lacunas de conhecimento por meio de pesquisa e aprofundamento em leituras, atividades estas que são inabituais no sistema tradicional. Quanto ao desempenho do professor na execução do papel de tutor, relataram que este, instiga o aluno a refletir, questionar e buscar respostas para suas indagações, são convidados a participar menos ativamente das aulas, orientando quando necessário como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. A análise do desempenho das tutoras pelos alunos no processo permeou em um formato satisfatório. Conclusões: A participação dos alunos no processo educacional mediado pela ABP possibilitou que eles se enxergassem com novas funções em sala de aula e percebessem os professores também assumindo novas funções. Os alunos demonstraram maturidade na comunicação verbal e escrita, adquiriram maior autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado.