Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ATENDIMENTO AOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: EXPERIÊNCIA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autores
ANTONIA LIANA RODRIGUES DE ALMEIDA (Relator)
MIRNA NEYARA ALEXANDRE DE SÁ BARRETO
PRISCILA DE ALCANTARA DINIZ
MARIA ISABEL LITWAK NASCIMENTO
SARAH ANDRADE COELHO VIANA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
O programa Bolsa Família faz parte do plano ‘Brasil sem Miséria’ e contribui para o combate à pobreza e desigualdade, com a preocupação de que as famílias possam sair da extrema pobreza e tenham acesso efetivo à saúde, educação e oportunidade de trabalho. O acompanhamento das famílias beneficiárias nas unidades de saúde deve ocorrer semestralmente, buscando atender aos seguintes quesitos: condição nutricional, situação vacinal das crianças menores de sete anos e seguimento do pré-natal para as gestantes. Assim, a organização dessa agenda é fundamental para garantir o acesso das famílias a este atendimento. O presente estudo objetiva descrever a experiência da organização do fluxograma de atendimento das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família na unidade básica de saúde Zélia Correia. Trata-se de um relato de experiência, realizado em junho de 2016 utilizando-se como fontes os documentos relacionados ao programa. Como ações, as equipes de saúde da família realizam, no início de cada semestre, reuniões com os agentes comunitários de saúde (ACS) e elaboram um cronograma de atendimento das famílias. Cada ACS refere o número de famílias beneficiárias da sua microárea e a enfermeira da equipe calcula quantas horas serão necessárias para cada ACS. A partir desses dados, a escala de atendimento para esse programa é construída para o semestre, sendo pactuado um ou dois turnos para possíveis intercorrências, sendo também considerado o período de férias. Nos dias destinados para este atendimento, o ACS realiza a educação em saúde através de palestras sobre temas variados para as famílias, enquanto a enfermeira insere os dados em um sistema informatizado, analisando-os e avaliando as condicionalidades necessárias. Ao final da ação, o ACS confere a quantidade de famílias que não compareceram para realizar uma segunda chamada, de forma que um número cada vez maior de famílias possa ser contemplado. Com este fluxograma, a unidade alcança o atendimento de aproximadamente 80% das famílias cadastradas, alimentando o sistema do programa e contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Experiências exitosas como esta destacam a importância da atenção primária em saúde nas questões sociais e demonstram a contribuição do trabalho em equipe, valorizando os saberes e competências dos profissionais envolvidos.