Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS
Autores
JUAREZ COIMBRA ORMONDE JUNIOR (Relator)
MARA REGINA ROSA RIBEIRO
ANDREIA CORREIA DE SOUZA CIOFFI
ADRIANA FREITAS DE ALMEIDA FINGER
LEONARA RADDAI GUNTHER DE CAMPOS
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
A formação baseada em competências pressupõe a redução drástica dos conteúdos ministrados em sala de aula e demandam uma forte ligação com a realidade prática da profissão. Nesse cenário, as relações que permeiam o mundo do trabalho e a sala de aula são estreitadas. A construção e validação de perfis de competências para enfermeiros se revelam como uma necessidade para a formação de profissionais competentes em sua área de atuação. O objetivo é validar um perfil de competências para a formação de enfermeiros generalistas na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá, considerando as áreas de atenção à saúde, administração e gerenciamento, educação e produção de conhecimento. O referencial conceitual adotado é o das competências. Trata-se de pesquisa do tipo descritiva, qualitativa, com emprego de técnica Delphi, pesquisa documental e entrevistas. A pesquisa está em andamento e é constituída por três fases: 1ª fase: Foi realizado análise documental nos seguintes documentos: projeto político pedagógico do curso de graduação em enfermagem à luz das diretrizes curriculares nacionais para o curso de enfermagem. A análise de conteúdo de Bardin foi realizada nesta fase. Conclui-se que o projeto político pedagógico está parcialmente alinhado às diretrizes e, portanto, precisa ser revisto. 2ª fase: Submissão de um perfil de competências para especialistas em educação em enfermagem do Brasil para validação de conteúdo, utilizando o programa SurveyMonkey® e realização de entrevistas – ainda em andamento. Na segunda fase, obteve-se o contato de 26 especialistas para validação de conteúdo. Para análise dos questionários utilizou-se estatística descritiva simples e para a avaliação da concordância utilizou-se o cálculo da porcentagem de concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Obteve-se aprovação do perfil para as quatro competências propostas: Atenção à Saúde (0,96), Administração (0,95), Educação (0,84) e Produção de Conhecimento (0,96). Considera-se que o perfil está validado pelos especialistas e será submetido ao público-alvo da pesquisa na 3ª de coleta de dados. 3ª fase: Submissão ao público-alvo do estudo, constituído por professores e alunos dos dois últimos semestres do curso de graduação em enfermagem. Os alunos e professores foram contatados pessoalmente e foi enviado um link para acesso ao questionário – fase em andamento. Descritores: Competência Profissional. Estudo de validação. Educação em enfermagem.