Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A EMPATIA NO EXERCÍCIO GERENCIAL DA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO
Autores
SABRINA EDVIRGES GARCIA SILVA (Relator)
LUAN LOPES DA SILVA
NATACHA LORRANA SILVA SANTOS
EDIR NEY TEIXEIRA MANDÚ
MARILIA DUARTE VALIM
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A Enfermagem é conhecida socialmente pelo seu processo de cuidar, no qual tem como objeto, de uma maneira geral, o cuidado demandado por pessoas, especificado na apresentação de suas necessidades de saúde. O processo de trabalho da Enfermagem, contudo, não se resume somente à assistência à saúde, por meio de cuidados físicos e psicossociais. Para isso, o gerenciar em Enfermagem é fundamental e se constitui em um desafio para o enfermeiro, pois se espera que este esteja preparado para coordenar, planejar, tomar decisões, supervisionar e auditar, todos os processos que circundam a assistência, e isso incluem ações voltadas à própria equipe de trabalho. A empatia tem muita influência na prática gerencial, em particular “nos processos de tomada de decisão, especialmente quando esta se refere a questões ligadas ao cuidado. Objetivo: Evidenciar como a comunicação e a empatia se associam e contribuem para o melhor gerenciamento da equipe, trazendo para o espaço de atuação do enfermeiro e suas contribuições para a assistência. Método: Estudo reflexivo produzido no período de 13 de janeiro a 5 de maio de 2016, a partir de uma situação da prática gerencial levantada por meio de quatro visitas técnicas e entrevista aberta junto a três enfermeiros, dois de uma unidade hospitalar e um de uma unidade básica de saúde. Resultados: A comunicação é uma das competências mais importantes que o enfermeiro deve ter para gerenciar a equipe de enfermagem e, dentro desta mostra-se como elemento relevante a empatia, que possibilita o estabelecimento de vínculos afetivos para com a equipe. Conclusão: A execução dos processos de trabalho de enfermagem exige do enfermeiro líder inúmeras competências. Algumas delas são imprescindíveis para a harmonização na relação da equipe, dentre elas consideramos: a liderança baseada na comunicação, com voz ativa, íntegra, compreensiva e flexível; a comunicação clara e objetiva, com humildade, respeito, confiança e empatia, sendo esta última muito significativa para os bons processos de comunicação.