Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ORIENTAÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM URGÊNCIA NA ESCOLA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Autores
MARCOS LA ROQUE DA COSTA FILHO (Relator)
BRUNO GOMES DE OLIVEIRA
RENATO HUGO DIAS MELO
SUELEM MARINA DOMICIL SOMBRA
BRUCE EDMILSON SOUZA DA COSTA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Acidentes no ambiente escolar são frequentes e podem ocorrer a qualquer momento. A importância do tema se encontra no fato de ser o trauma, um dos resultados dos acidentes, a principal causa de óbitos entre 10 e 29 anos, representando 40% das mortes em crianças entre 05 a 09 anos e 18% entre 01 e 04 anos. Ressalta-se ainda que em menores de 10 anos, a mortalidade tem aumentado proporcionalmente nas últimas décadas por causas externas. OBJETIVOS: Identificar as noções básicas de Primeiros Socorros entre os professores de educação infantil. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Revisão bibliográfica. Foram realizadas pesquisas na base de dados Lilacs no período de 2011 a 2015. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As evidências na literatura permitiram identificar que as ações educativas contribuem significativamente para a prevenção de acidentes e para que não haja agravos na ocorrência dos mesmos. Sendo assim, ressalta-se a importância da aplicação de orientações acerca de primeiros socorros no âmbito escolar; até mesmo dicas simples, como a atitude de discar o número de emergência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), podendo ajudar a salvar uma vida. CONCLUSÃO: O enfermeiro tem papel fundamental com a sociedade perante ao ensino de métodos é técnica de primeiros socorros. É de extrema relevância a atuação do enfermeiro como educador de saúde dentro das escolas, possibilitado a sensibilização e demonstrando os cuidados a serem prestados às vítimas, pelos profissionais atuantes nas escolas a respeito de primeiros socorros, e até mesmo na comunidade, contribuindo assim para a prevenção e promoção da saúde. REFERÊNCIAS: RITTER, N. S.; et al. A Importância de se Trabalhar o Conhecimento de Socorros em Âmbito Escolar. 2013. XV Seminário Internacional de Educação no Mercosul Disponível em: http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/2013/SAUDE/ARTIGOS/A%20IMPORTANCIA%20DE%20SE%20TRABALHAR%20O%20CONHECIMENTO%20DE%20SOCORROS%20EM%20AMBITO%20ESCOLAR..PDF Acesso em: 05 de agosto 2016. SENA, S. P.; RICAS, J.; VIANA, M. R. de A. Apercepção dos acidentes escolares Por educadores do ensino fundamental, Belo Horizonte. Revista Med. Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmm g/article/view/127/109 Acesso em: 09 de agosto 2016.