Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE
Autores
CLAUDIA MOREIRA DE LIMA (Relator)
SIBELY DOS SANTOS
TAMIRES FORTUNATO DE LIMA ROSA
JEFFERSON TENNESSE DA SILVA VICENTE
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Com o advento da inserção da tecnologia e a facilidade dos recursos na transmissão de conhecimento, abrem-se novas e envolventes mudanças de aprendizado, favorecendo assim várias alternativas de ensino-aprendizagem nos dias de hoje. Para nos aproximarmos do cotidiano da constante existência de doença em um contexto cultural, o cinema é um meio de transmitir conhecimento e criar um senso crítico na comunidade, acerca do processo saúde-doença. Objetivos: Pensando nisso buscou-se criar um local onde as pessoas da comunidade pudessem acessar algumas obras do cinema e perceber as inúmeras possibilidades dessa arte indo além da diversão, às reflexões. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciada por docentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, durante o primeiro semestre de 2016, sobre a utilização do cinema como forma de transmitir o conhecimento a comunidade, sendo o uso do recurso de filmes uma das estratégias de ensino aprendizagem a população. Resultados: As atividades foram implementadas na frequência de um encontro mensal, sendo as ações realizadas por meio de sessões de filmes transmitidos com auxílio de recursos audiovisuais (data show e caixa de som), além da distribuição de folders contendo informação referente ao filme e o processo saúde-doença abordado e pipoca pra acompanhar. O proposto foi criar um espaço cultural na cidade de Diamantino-MT, aliando entretenimento e conhecimento, por meio da dinâmica de cine-debate, sendo toda a ação de forma gratuita e aberta à comunidade em geral que se beneficiou com esta novidade, uma vez que a cidade não possui um cinema, onde este evento preencheu uma lacuna cultural durante sua realização. Conclusão: Os filmes proporcionaram reflexões que foram exteriorizadas durante os debates, e ainda, permitiu correlacionar o conteúdo através de uma linguagem audiovisual com a vivência no cotidiano, favorecendo uma compreensão não somente da história abordada, mas na realidade dos acontecimentos, surgindo assim pessoas que apreciem uma boa arte (já que o cinema é considerado a sétima arte) ao mesmo tempo que aprendem com ela e tornam-se críticos. Considera-se que o recurso cinematográfico é uma ferramenta complementar no processo de ensino aprendizagem, bem como, os debates oriundos dessa experiência construindo uma compreensão baseados nesses conhecimentos extra- linguísticos contribuindo para a qualidade do trabalho desenvolvido.