Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ESTIMULAÇÃO DA MEMÓRIA ATIVA EM IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ROSICLEIDE SILVA DA COSTA (Relator)
FRANCIELE ALVES DA SILVA
KÁRITA MAYRA SOUZA BARBOSA
LUANA MARTINS DA SILVA
DANIELA DO CARMO DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Estudos apontam que o declínio da memória não está somente associado ao avanço da idade, mas principalmente à redução da atividade mental. Sabe-se que uma boa cognição pode ser afetada pelo comprometimento sensorial, estado fisiológico, ambiente a qual pertence, bem como influências psicossociais.OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de Enfermagem em uma atividade de estimulação de memória ativa em idosos que residem em instituição de longa permanência. METODOLOGIA: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência de acadêmicas de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra-MT em uma atividade recreativa com idosos residentes em uma instituição de longa permanência “Nosso Lar”, localizada no município de Tangará da Serra-MT, no mês de outubro de 2014. As estratégias utilizadas para estimulação de memória ativa em idosos constituíram-se de jogos de raciocínio lógico e identificação de desenhos. RESULTADOS: Alguns idosos residentes na instituição praticavam regularmente atividades de pintura, leitura e jogos como dominó. Com as estratégias aplicadas durante a atividade recreativa, observou-se que uma grande maioria de idosos, com idade acima de 70 anos, apresentaram dificuldades na identificação dos desenhos que lhe foram apresentados, demonstrando insegurança e confusão. Já os que praticavam as atividades de estimulação de memória ativa com maior frequência conseguiram identificar facilmente os desenhos e demonstraram uma melhor capacidade de raciocínio e memória. CONCLUSÃO: Ressalta-se a importância da realização de atividades constantes que visam à memória ativa de idosos e sua qualidade de vida. Para as acadêmicas de Enfermagem a vivência permitiu o aprimoramento da correlação teórico-prática com abordagem na saúde do idoso.