Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A MEDITAÇÃO COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E CUIDADO DIFERENCIADO: VIVÊNCIAS ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autores
ANGEL ALICE JÁCOME DE SOUZA (Relator)
MIRNA ALBUQUERQUE FROTA
CARLON WASHINGTON PINHEIRO
KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM
CAMILA MOREIRA DE OLIVEIRA
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A meditação é uma prática de origem oriental que proporciona a focalização da atenção, ampliação da consciência, do discernimento e da memória, além disso, possui impactos significativos na melhora clínica dos transtornos mentais comuns. O contato com terapias integrativas e complementares vem acontecendo de forma crescente, especialmente com os estudantes de enfermagem, isso se deve principalmente em resposta ao ritmo acelerado do mundo globalizado, às mudanças das relações interpessoais e à falha do modelo biomédico na assistência ao ser humano integral. OBJETIVO: Descrever a experiência dos acadêmicos de enfermagem, vivenciada durante um momento de prática meditativa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, acerca da experiência de três acadêmicos de enfermagem em prática meditativa realizada em um centro de práticas integrativas, localizado no município de Fortaleza-Ceará, Brasil, durante o mês de junho de 2016. RESULTADOS: Inicialmente, fomos acolhidos pela terapeuta holística, que conduz as práticas meditativas, em seguida fomos introduzidos ao grupo que lá se encontrava, passando por uma rodada de apresentação e integração. No momento da meditação propriamente dita, nos posicionamos segundo a posição flor de lótus e iniciamos, leve e profundamente os movimentos respiratórios, de forma a favorecer o reconhecimento das dimensões corpóreas, dos órgãos internos e dos processos sensoriais da pele. O segundo momento de meditação ocorreu com a visualização criativa de luzes e de elementos subjetivos que perpassam a experiência individual de cada um dos integrantes. Por fim, separamo-nos em duplas e realizou-se a técnica da reflexologia podal através de uma massagem nos pés do parceiro, que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés em busca de partes do corpo que registram desequilíbrio; como gesto de relaxamento, mas também de gratidão. CONCLUSÃO: Por meio da experiência compartilhada entre os acadêmicos de enfermagem, foi possível perceber os efeitos benéficos da prática de meditação, por ser experiência grupal com forte teor terapêutico. A prática da meditação foi promotora de vínculo, aproximação intersubjetiva e física, permeada pela intencionalidade da busca pela tranquilidade, relaxamento e paz. Após a experiência, foi possível ao grupo, fazer interface com o ensino-aprendizagem de um cuidado diferenciado, individualizado e singular voltado à todos os pacientes sob seus cuidados.