Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título FORMAÇÃO EM SERVIÇO: NARRATIVA DOS ENFERMEIROS DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Autores
DANIELE MERISIO RAIMUNDI SANTOS (Relator)
ALINE FACCIO RAMOS
MARIA AUXILIADORA MACIEL DE MORAES
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: A residência multiprofissional iniciou no Hospital Universitário Júlio Müller em 2012, com vagas para as seguintes profissões: Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Assistente Social, e caracteriza-se pelo ensino e formação em serviço, buscando promover a especialização de profissionais para o exercício do cuidado integral à saúde, visando transformações das práticas e da organização do processo de trabalho. OBJETIVO: Analisar o processo de formação no cotidiano da prática da residência em saúde, por meio de narrativa articulada com a percepção de si sobre o processo de formação dos enfermeiros que concluíram a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso, com Ênfase em Atenção Cardiovascular (PRIMSCAV), em um hospital de ensino de Cuiabá-MT, no ano de 2016. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de narrativa autobiográfica dos enfermeiros que concluíram o PRIMSCAV no ano de 2016, e analisadas segundo abordagem compreensiva, contextualizando o saber adquirido na cientificidade. RESULTADOS: As principais potencialidades narradas pelos sujeitos no processo de formação em serviço foram: aprendizado multiprofissional e trabalho em equipe; saber ser e fazer enfermagem; aperfeiçoamento técnico; desenvolvimento da autonomia profissional; aprimoramento em liderança e gestão em saúde; troca de experiências e vivencias entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde e o cuidado humanizado. Os fatores apresentados como pontos a serem melhorados, referem-se à: carência de profissionais com formação para preceptoria no campo prático, bem como para promover à articulação entre os preceptores e os tutores; carga horária prática na residência exaustiva, fatores estes que se apresentaram como dificultadores no processo de formação. CONCLUSÃO: Considera-se que os pontos favoráveis sobressaíram dentro do processo vivenciado, e as experiências trazidas pelos residentes são de uma formação diferenciada e com potenciais a serem incentivados e aprimorados. REFERÊNCIAS: ALBUQUERQUE, V. S. et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 356-362, Set. 2008. CECCIM, R. B.; FERLA, A. A. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 443-456, 2008.