Introdução:Oconceitodeeducaçãopermanente(EP)foiprimeiramenteabordadopelaOrganizaçãoPanAmericanaemSaúdenosanosde1980a1990,sendoreconhecidoem2003noBrasilcomopolíticapública,naqualoobjetivocentralbuscavaaumentaracooperatividadeentreosprofissionais.Apesardeimportanteeamplamentedivulgado,observasequenemtodososhospitaispossuemserviçodeEducaçãoPermanente,assimquestionamsequaisosresultadosdoserviçodeEPnaqualidadedaassistênciadeenfermagemObjetivo:identificarresultadosdaEducaçãoPermanenteemserviçosdeenfermagem.Metodologia:Utilizousedametassínteseporpermitiranalisarestudosprimários.Foramutilizadostextosemportuguês,inglêseespanhol,publicadospelasbasesdedadosLILACS,MEDLINEESCIELO.Foirealizadaaleituradecadatítuloparaprimeiraseleçãocomexclusãodosartigosquefugissemaopropósitodessapesquisaequenãoestivessemcontempladosnoscritériosdeseleção.Posteriormente,realizouseleituradosresumosdosartigospréselecionados.OstrabalhosselecionadosforamdenominadoscomoArtigo1,Artigo2,Artigo3eArtigo4apresentadosemformadetabela.Resultados:Osprincipaisresultadosapontaramparaacontribuiçãodaeducaçãopermanentenaintegraçãodasequipes,havendonecessidadedemudançanaspráticasdecapacitação,certadificuldadedosenfermeirosparalidarcomaeducaçãopermanentecomoferramentanoprocessodeeducaçãoemserviçoeinfluênciadascondiçõesinstitucionaisnoêxitodoprocesso,dentreoutros.Conclusão:AEPbuscaoaperfeiçoamentoprofissional,necessáriosercontínua,dinâmicaetercomofocooensino-aprendizagem. |