Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADES E VIVÊNCIA NA MONITORIA EM PRÁTICAS DO CUIDAR II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
EMANUELLY FERREIRA LIMA SILVA (Relator)
KÉSIA MARISLA RODRIGUES DA PAZ
RENATA ÁVILA MIRANDA ALVES
VERÔNICA LOURENCETO SILVA
ROGRETIA DA SILVA COSTA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A monitoria consiste em uma ferramenta de apoio pedagógico ofertada aos alunos que buscam aprofundamento em determinados conteúdos, bem como solucionar dificuldades relacionadas à aprendizagem. A participação na monitoria possibilita ao acadêmico realizar determinado procedimento quantas vezes julgarem necessário, fornecendo subsídios no desenvolvimento de uma prática de enfermagem com segurança. Essas atividades promovem um ambiente de ensino-aprendizado contínuo, promovendo a correlação entre teoria e a prática. Objetivo: Descrever a vivência na monitoria da disciplina Práticas do Cuidar II e seus reflexos no desenvolvimento acadêmico e profissional das monitoras. Metodologia: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, na forma de relato de experiência, realizado através da percepção que emergiu da monitoria na disciplina de Práticas do Cuidar II: Semiologia e Semiotécnica, desenvolvida desde o ano de 2015. Resultados: As atividades de monitoria foram criadas com o ensejo de dispor de atividades para estímulo ao estudo aprofundado e desenvolvimento de habilidades quanto ao exercício de práticas e saberes didático-pedagógicos e assistenciais em enfermagem. As atividades desenvolvidas foram: criação de cronograma de atividades, elaboração de roteiros de estudo, revisão dos conteúdos científicos e execução dos procedimentos. A nossa vivência no contato direto com outros acadêmicos durante a monitoria, nos permitiu perceber a importância do estudo científico mais aprofundado para o saber fazer e o porquê fazer em enfermagem, nos levando a questionamentos mais reflexivos sobre a importância da enfermagem enquanto ciência. Além disso, foi perceptível que desenvolvemos mais liderança nas atividades em outras disciplinas e mais segurança no desempenhar das atividades práticas. Ressalta-se ainda que as atividades da monitoria nos oportunizaram nutrir vivencias na interação ensino e aprendizagem com os acadêmicos e desenvolver mais habilidade ao lidar com grupos de pessoas, buscando entender cada aluno em suas necessidades específicas de aprendizagem. Conclusão: A prática da monitoria alcançou de forma eficaz a proposta inicial, oportunizando o enriquecimento prático-cientifico e profissional entre as monitoras e monitorandos, possibilitando o enaltecimento dos conhecimentos teórico e prático e agregando dessa forma, a capacidade para o exercício da docência futuramente e maior segurança no desenvolvimento das técnicas apreendidas.