Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título INSERÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autores
VALERIE KISCHENER GOMES (Relator)
ORÁCIO CARVALHO RIBEIRO JUNIOR
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO:O Sistema Único de Saúde (SUS) configura-se como o principal executor das práticas de saúde no Brasil. Este sistema organiza as ações e serviços em três níveis de atenção, sendo a Atenção Primária à Saúde (APS) um desses níveis e também considerado estratégico por estabelecer conexão direta com a população e ter seu funcionamento atrelado a ações coletivas e interprofissionais (MEDEIROS E PERES, 2011). Os cursos de enfermagem têm buscado ao longo dos anos a aproximação das competências necessárias à formação para o mundo de trabalho no SUS, abrangendo desse modo, as expertises que compõem a APS, sendo fundamental reconhecer como ocorre a inserção dos estudantes de enfermagem e quais ações contemplam a sua formação na APS, de forma a aprofundar as discussões sobre a formação ideal e a real do respectivo profissional (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2011).Objetivo: Descrever sobre a inserção do acadêmico de enfermagem na APS e as ações disponíveis e que são realizadas durante sua estadia nesses serviços. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a estadia de acadêmicos de enfermagem do quinto ano da Universidade Federal do Amazonas nos serviços de APS em uma Unidade Básica de Saúde no município de Manaus, no primeiro semestre de 2016. Resultados: As aulas práticas na APS apresentam vários enfoques, tais como a realização e aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos, atividades de gerência pois numa Unidade Básica de Saúde o enfermeiro, na maior parte das vezes, é o gestor da unidade, controle social e o enfoque principal são as atividades de educação em saúde e serviço, tanto com a população quanto com os profissionais da unidade. A autonomia experenciada nos estágios é um fator positivo para as práticas na APS. Conclusões: As oportunidades apresentadas pela experiência de atuar na atenção básica de saúde contribuem para uma melhor formação do estudante de enfermagem, assim como a inserção do aluno no SUS proporciona a estes, olhares críticos e percebem o valor da APS no SUS. Referências: (1)- MEDEIROS, VC; PERES, AM. Atividades de formação do enfermeiro no âmbito da atenção básica à saúde. Texto and Contexto Enfermagem, v. 20, p. 27, 2011. (2)- Ministério da Educação (BR), Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 3, de 07 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 09 Nov 2001. Seção 1. p.37.