Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER: BENEFÍCIOS PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
Autores
KATIELE DE SOUZA QUEIROZ (Relator)
LAÍS ARAÚJO FERREIRA DE QUEIROZ
LÍLIAN DORNELLES SANTANA DE MELO
SABRINA AMAZONAS FARIAS DE MENEZES
MARIA SUELY DE SOUSA PEREIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: De acordo com o Decreto Nº 6.495 de 30/06/2008 da Constituição Federal Brasileira, as atividades de extensão são consideradas atividades acadêmicas que articulam o Ensino e a Pesquisa. Proporcionam aos acadêmicos a experiência da atuação profissional, além de contribuir com as demandas da comunidade. OBJETIVOS: Relatar a participação na Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher do Amazonas e contribuições para a formação do acadêmico de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem, referente às atividades realizadas no projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas, intitulado “Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher do Amazonas”, no ano de 2015 e primeiro semestre de 2016. As atividades do projeto compuseram: reuniões científicas com profissionais e acadêmicos de enfermagem, ações educativas e de cuidados com a população em zona urbana e rural em Unidades Básicas de saúde, Ambulatórios e Maternidades, além do desenvolvimento de cursos de capacitação para a comunidade e Simpósios. RESULTADOS: Foram realizadas: ações voltadas para a promoção, manutenção e reabilitação da saúde da mulher; atividades que proporcionaram aos acadêmicos, experiências na formação profissional; aprimoramento de habilidades; realização de estudos baseados em evidências científicas; desenvolvimento de parcerias ensino-serviço. A inserção junto aos profissionais atuantes nas áreas ginecológica e obstétrica proporcionou o aprofundamento, amadurecimento, desenvolvimento intelectual e profissional, relacionados aos cuidados de enfermagem na área de saúde da mulher. CONCLUSÃO: As atividades de extensão oportunizaram vivenciar experiências capazes de auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades técnicas assim como proporcionaram o atendimento da comunidade. Foi uma estratégia eficaz para socializar e difundir conhecimentos teórico-práticos, estimulando o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico. Instigou no acadêmico os sensos de responsabilidade e autonomia que serão necessários ao ingressar no mercado de trabalho. REFERÊNCIAS: BRASIL. Decreto nº 6.495 de 30.6.2008, Brasília 2008 Disponível em: . Acesso em: 19 de julho de 2016, às 21:31:11h.FREITAS, T. L.; et al. Extensão universitária: contribuições para a formação profissional do enfermeiro. Vivências. Vol. 10, N.18: p. 164-173. Maio, 2014.