Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ASSISTÊNCIA À MULHER NAS DIFERENTES FASES DA VIDA: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Autores
KATIELE DE SOUZA QUEIROZ (Relator)
ANNY BEATRIZ COSTA ANTONY DE ANDRADE
BRUNA DE OLIVERIA MORAES
MARIA JOCILEIDE FERNANDES DA CRUZ
BÁRBARA MISSLANE DA CRUZ CASTRO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A assistência prestada à mulher nas diferentes fases da sua vida é caracterizada por peculiaridades. Ao decorrer do tempo a mulher passa a refletir sobre a modificação das suas necessidades de saúde, onde nem sempre os profissionais de saúde apresentam-se aptos a acompanharem suas demandas de forma integral. OBJETIVOS: Relatar as percepções de acadêmicas de enfermagem ao desenvolver atividades práticas na disciplina Estágio Curricular I: módulo saúde da mulher. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, durante o mês de julho de 2016, no período da disciplina de estágio curricular I no módulo de saúde da mulher, vivenciado em vários campos de prática buscando prestar assistência nas diversas fases da vida feminina, desde o atendimento nas unidades básicas de saúde e maternidade ao acompanhamento das mudanças vivenciadas durante o climatério. RESULTADOS: Percebeu-se que a atenção à saúde da mulher, principalmente dentro da atenção básica, é voltada apenas para a saúde sexual e reprodutiva de jovens, negligenciando as consultas que devem ser realizadas para acompanhamento do climatério e orientações sobre as atividades sexuais nesta fase. Além disso, foi perceptível o despreparo das equipes de saúde para manejar os casos de violência de gênero, quer contra jovem ou idosa. Tais negligências e despreparos ocasionam o rompimento do cuidado integral e universal, gerando iniquidades assistenciais. CONCLUSÃO: Em vista das percepções aqui expostas, sem dúvidas todas as experiências foram capazes de despertar o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, proporcionando o desenvolvimento de habilidades práticas, novos saberes e competências. Deste modo a vivência do acadêmico nos campos de cuidado do Sistema único de Saúde (SUS) gerou impacto e reflexão sobre a forma em que o cuidado é produzido e ofertado. REFERÊNCIAS: COELHO, E. A. C, et al. Integralidade do cuidado à saúde da mulher: limites da prática profissional. Esc Anna Nery Rev Enferm, v.13, n.1, p.154-160, 2009.