Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Autores
ILZA IRIS DOS SANTOS (Relator)
KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA
CÂNDIDO NOGUEIRA BESSA
VINÍCIUOS COSTA MAIA MONTEIRO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Tese

Resumo
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/2002, busca consolidar um modelo de saúde mental centrado na convivência social, com foco no portador de transtornos mentais, utilizando-se de terapias de base comunitárias, voltadas a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos tratados (WETZEL, et al. 2008). OBJETIVO: Investigar a formação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais do Rio Grande do Norte. MÉTODOS: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, aprovado pelo parecer nº 217.808/2013, pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As coletas aconteceram de 03 a 10 de 2014. Participaram da pesquisa 183 profissionais atuantes em 33 CAPS do referido Estado. Adotou-se como critérios de inclusão: manter vínculo com a instituição por, no mínimo, 06 meses, além da carga horária semanal mínima de 20 horas. Coletou-se dados através de questionário estruturado, com questões semiabertas (a atuação profissional e o tipo de formação). Os dados foram transcritos e analisados com o auxílio do recurso informacional do Analyse Lexicale par Contexte d’un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) conjugado a análise de conteúdo de Bardin (BARDIN, 2004). RESULTADOS: O perfil dos participantes caracterizou-se por predominância do sexo feminino (76,5%), na faixa etária de 40 a 58 anos (61,7%). Trabalham entre 30 e 40 horas semanais (63,5%), com atuação na saúde mental há mais de 10 anos (98,4%). Constatou-se nesta pesquisa a ausência de cursos de capacitação pois, a graduação não dá suporte suficiente para o trabalho em saúde mental, interferindo na qualidade da assistência prestada e satisfação profissional. Com isso, torna-se fundamental que ocorra um suporte técnico por parte dos gestores, a fim de ampliar a qualificação dos profissionais da saúde mental, caracterizando-se, portanto, como um espaço para educação permanente e inserção de tecnologias. CONCLUSÃO: A pesquisa evidenciou dificuldades de inserir as ações do modelo psicossocial a prática das equipes, uma vez que são vários os fatores necessários para a inserção das ações: conhecimento adequado, responsabilidade dos gestores em querer que os profissionais atuantes adquiram novos conhecimentos e investimentos no sentido de melhorar as condições estruturais dos serviços.REFERÊNCIAS:1 Wetzel C, Kantorski LP, Souza J. Centro de atenção psicossocial: trajetória, organização e funcionamento. Rev. Enferm. UERJ. 2008; 16(1):39-45.