Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O BRINCAR NO CUIDADO DA ENFERMAGEM
Autores
TARCISIO DE ALBUQUERQUE BARRETO (Relator)
MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
WALBER GOMES DE SOUZA
YANO LIRA GONÇALVES
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O brincar ou a brinquedoterapia no hospital desenvolve a adaptação e aceitação da terapia proposta e aos cuidados de enfermagem. O desenvolvimento do lúdico ou formação do imaginário de um ambiente mais agradável retira a ansiedade, promove a adaptação com os procedimentos, além de avaliar a coordenação motora e neurológica da criança. A hospitalização na pediatria muda a rotina das crianças, deste modo há uma insatisfação, que se agrava pela forma de ver o ambiente hospitalar como forma de punição trazendo transtornos para criança hospitalizada e seus familiares, o lúdico traz a realidade e entendimento de como conviver com a situação. O Projeto Doutores da Enfermagem transforma o ambiente hospitalar em acolhedor, harmonioso e humanizado, aplicando a importância da alimentação, aceitação de medicamentos e fortalecendo a interação de confiança da criança, família com o profissional. OBJETIVO: Expor a experiência sobre a atividade lúdica na assistência de enfermagem na pediatria. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de vivencia do projeto Doutores da Enfermagem, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de abril de 2016 a julho de 2016 em um Pronto Socorro da Criança. RESULTADOS: A brincadeira é uma forma de distração e aprendizado, usando uma forma dinâmica de ensino para que haja o entendimento e importância dos cuidados de enfermagem, que ajuda na evolução do quadro clinico e melhor aceitação do tratamento, terapia e alimentação, sendo de suma importância essa interação, o lúdico muito eficaz trás benefícios tanto para a criança no seu quadro como para os responsáveis na satisfação de ver seu pequeno feliz, quanto à equipe, ela se torna mais motivado ao trabalho e eficaz no cuidar. CONCLUSÃO: A atividade lúdica aumentou o aprendizado dos acadêmicos de enfermagem na área pediátrica. Ver o sorriso no rosto da criança transforma o dia dos profissionais, trazendo satisfação aos familiares. Neste contexto, fica comprovado que essa pratica transforma dor em alegria e é valida. O profissional na área pediátrica pode ser muito mais que um simples profissional, ele pode ser um super-herói aos olhos de uma pequena criança.