Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ENFERMAGEM NA ESCOLA - A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DE PALESTRAS
Autores
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA (Relator)
ABINAEL DOURADO PERES DE SOUSA
YANO LIRA GONÇALVES
MARCOS VINICIUS COSTA FERNANDES
ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A fase da adolescência é de transformação constante , seja por conta das mudanças naturais do corpo , processo de amadurecimento intelectual ou pelo anseio de se integrar num grupo social. Muitos por conta desta transformação constante tornam-se suscetíveis a experiências que podem marcar negativamente a sua vida, como a gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis. O projeto enfermagem na escola visa realizar a interação através da educação em saúde entre a área da saúde, escola e alunos, através de uma abordagem mais próxima ao seu vocabulário, facilitando o entendimento. O inicio da vida sexual, precoce potencializa a vulnerabilidade à infecções sexualmente transmissíveis (IST) ,à gravidez na adolescência , tornando a educação em saúde nas escolas , um meio de extrema importância na conscientização e prevenção primária.OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a realização de palestras como ferramenta para a Educação em Saúde a jovens e adolescentes da rede publica de ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto Enfermagem na escola, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de março de 2016 a julho de 2016. RESULTADOS: Observamos que o adolescente muitas vezes reproduz o que as mídias e os círculos de amizades o apresentam, sem levar em conta os riscos e consequências de tais atos. A abordagem aos jovens e adolescentes através de palestras, mostra-se eficaz, uma vez que foi possível identificar a interação, por meio das duvidas expostas pelos adolescentes e elucidadas pelos participantes do projeto. Notando assim o protagonismo da enfermagem nesse processo de desmitificar as informações que outrora fora passadas como naturais e sem nenhum risco presente. CONCLUSÃO: Não seria errôneo afirmar que o termo adolescente pode ser substituído por descobertas. Muito em virtude desta ansiedade de se descobrir, tende a não se preocupar com os riscos a saúde, sendo assim, não observam a importância da prevenção e promoção a saúde, a ações de conscientização por conta de não entender o que está sendo transmitido. Cabendo a Enfermagem proporcionar meios de atrair esta faixa etária, de modo que as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva.