A monitoria se caracteriza como serviço de apoio pedagógico ofertado pelos alunos de graduação interessados em consolidar e aprofundar os conteúdos da disciplina. O objetivo desse estudo é relatar experiências vividas na monitoria voluntária acadêmica na disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. Este estudo consiste em um relato de experiência de alunos que já cumpriram a disciplina de Semiologia a Semiotécnica, realizada durante o ano letivo de 2015 e 2016. Caso não soubesse responder às dúvidas, os monitores buscaram fontes bibliográficas e esclarecimento do assunto com a professora da disciplina para assim, serem repassadas para os discentes; auxílio na execução dos procedimentos práticos; em dia de avaliação prática, os monitores auxiliavam a professora na aplicação das provas, redigindo tudo que estava sendo executado pelos alunos avaliados. Pode-se destacar que os estudantes viram a monitoria como um momento de troca de informações, onde ambos, alunos e monitores, aprenderam com essa atividade, favorecendo assim, troca de conhecimento. Conclui-se que a atividade de monitoria proporcionou significativo crescimento pessoal e futuro profissional, desenvolvendo maior confiança nas relações interpessoais, contribuindo para a melhor dedicação e desempenho em outras atividades de ensino. HAAG, Guadalupe Scarparo; et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. enferm., v. 61, n.2, 2008. |