Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA APLICAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO MÓVEL
Autores
ELIZETE MARIA DE SOUZA BUENO (Relator)
DÉBORA MACHADO NASCIMENTO DO ESPÍRITO SANTO
CLAUDIA CARINA CONCEIÇÃO CODOS SANTOS
LISIANE PAULA SORDI MATZENBAACHER
IVANA TREVISAN
Modalidade Pôster
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação ampliou a capacidade de gerenciar e manipular a informação em todos os âmbitos da sociedade. O prontuário eletrônico do paciente (PEP) consiste em um registro eletrônico elaborado com especificidade para apoiar o usuário, oferecendo acesso prático a inúmeras informações, recursos de apoio à decisão e alertas. E para a enfermagem proporciona segurança no cuidado ao paciente, pois possibilita acesso ao prontuário à beira do leito, através do uso de Smartphones e tabletes habilitados em rede Wi-Fi. Objetivos: Estimular as discussões sobre a atuação do enfermeiro na aplicação do PEP móvel, através da caracterização dos estudos publicados nas bases de dados PubMed e Google acadêmico entre 2011 e 2016. Metodologia: Para atender os objetivos do estudo foi realizada uma revisão integrativa que define cinco etapas para a realização do estudo. Resultados: A busca permitiu a identificação de 25 estudos, porém, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos para este estudo, foram selecionados para análise final, 24 estudos. Que evidenciam que a contribuição da informática favoreceu o acesso do grupo de enfermagem a informação existente, auxilia o enfermeiro a organizar e administrar uma grande quantidade de dados importantes, gerando assim a informação necessária a melhor execução da assistência. Facilitando a administração do tempo otimizando os resultados, tanto para a instituição quanto para os usuários. Conclusão: A implantação de um sistema de PEP móvel gera troca de experiências de domínio específico, nas diversas especialidades da área da saúde, inclusive administrativas, auferindo crescimento na qualidade do atendimento. Além de trazer a luz às práticas que impulsionam os melhores resultados em cada uma dessas especialidades e, por consequência, gerar melhorias para o Sistema de Saúde.