Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título PRIMEIROS SOCORROS: ABORDAGEM COM EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
NAYARA FERREIRA CARVALHO (Relator)
KAMILLA RODRIGUES LEITE
MARCEL ASSUNÇÃO DOS SANTOS
REGINALDO PEREIRA DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO- As escolas promovem um cenário ideal para os eventos que se configuram como urgências em saúde. Os diversos tipos de acidentes como, quedas, escoriações, contusões, sangramentos, fraturas, engasgo, desmaios e convulsão, se apresentam diante desse cenário. Aos profissionais da educação cabem realizar ações rápidas e eficazes perante as alterações acidentais envolvendo esses alunos. Uma vez que é garantido por lei a responsabilidade da instituição de ensino a segurança e manutenção da vida desses alunos enquanto estiverem centrados no ambiente escolar, dentro desse contexto torna-se relevante levantar informações para verificar se os professores conseguem prestar socorro nas principais urgências em escolares. OBJETIVO- Verificar o conhecimento em primeiros socorros dos profissionais do corpo docente em uma instituição de ensino fundamental. MÉTODOLOGIA- Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem quali-quantitativa dos dados obtidos através de um questionário estruturado aplicado aos professores do ensino fundamental de uma escola pública no município de Cáceres, Mato Grosso que se deu no primeiro semestre de 2015, os dados foram tabulados no programa (Microsoft Excel ® e Word ® 2010) utilizando como medidas centralizadas as frequência absoluta (FA) e frequência relativa (FR). RESULTADOS E DISCUSSÃO- Evidenciou-se a insuficiência de informações básicas dos docentes á respeito do conhecimento sobre as condutas de primeiros socorros e duvidas com relação ao numero do resgate adequado a ser acionado na cidade caso haja a necessidade do atendimento pré-hospitalar, constatando em quase metade do publico total entrevistado. As experiências profissionais dos docentes no ambiente de trabalho demonstraram a convivência com todos os episódios de acidentes e urgências clínicas referidas no estudo. CONCLUSÃO- Ainda é grande o percentual de erros dos educadores quando submetidos aos demais questionamentos deste estudo no atendimento inicial às vítimas de socorro na escola. Esta pesquisa revelou que os profissionais do corpo docente apresentam lacunas no conhecimento em primeiros socorros e que gostariam obter este tipo de aprendizagem durante a graduação para atender as prioridades das crianças expostas aos agravos na escola. Referencias: SENA, S. P.; RICAS, J.; VIANA, M. R. DE A. A percepção dos acidentes escolares por educadores do ensino fundamental. Revista Médica de Minas Gerais. n. 4 supl 1, v. 18, p.47-54, 2008./Belo Horizonte-MG.