Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O CONHECIMENTO DOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE ENFERMAGEM SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMA
Autor
ROSA MARIA DO NASCIMENTO (Relator)
Modalidade Pôster
Área Trabalho, Legislação e Ética
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O Código de Ética de Enfermagem é um conjunto de condutas que norteiam o exercício profissional, normatizando aspectos relacionados aos direitos, proibições e deveres. Objetivos: identificar e descrever o conhecimento dos acadêmicos concluintes do curso de graduação em enfermagem, em relação ao Código de Ética. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, transversal, realizado com concluintes do curso de enfermagem. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da instituição. Utilizou-se um questionário com questões fechadas na coleta de dados. Resultados: 84% dos estudantes demonstraram conhecimentos sobre deveres e direitos do profissional de enfermagem. Nos aspectos relacionados às relações profissionais, 78% demonstrou conhecimento sobre a importância das relações profissionais respeitosas, que repercutem na qualidade da assistência prestada. Quanto ao comportamento profissional frente ao aborto observou-se necessidade de discussões esclarecer os futuros profissionais para os aspectos éticos e legais relacionados à esta questão, para que possam desenvolver ações legítimas e conscientes. As respostas sobre o direito de recusa na execução de prescrições verbais ou ilegíveis, descrevem entendimento correto por parte dos estudantes sobre a legitimidade desta atitude. Apenas 24% responderam corretamente sobre segredo profissional 49% acreditam que o sigilo profissional deva ser mantido mesmo que o paciente seja menor de idade. Conclusão: Neste sentido pode se considerar a importância do conhecimento das discussões sobre a prática profissional da enfermagem pautada nos princípios estabelecidos no código de ética, o que reforça sua importância durante a formação profissional. Este resultado sinaliza para importância da abordagem dos pressupostos do código de ética junto aos estudantes no sentido de fortalecer o aprendizado possibilitando o exercício profissional coerente com a realidade. Foi possível identificar que a maioria dos estudantes entrevistados estão informados sobre os princípios estabelecidos no código, a partir das abordagens teóricas e práticas realizadas durante a formação acadêmica.