Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE DO ESCOLAR
Autores
RHAYANE JOYCE NASCIMENTO DE LARA (Relator)
KARLLA RARYAGNNE TEIXEIRA
HELENA FERRAZ BUHLER
JACKELINE LAURINDO DE OLIVEIRA
ANA PAULA DE SOUZA CASTRÃO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A metodologia da Problematização possibilita a compreensão e atuação sobre problemas de vida em sociedade, a qual se pertence ou pretende colaborar. Sua utilização pode contribuir para o planejamento de ações voltadas a uma determinada realidade, tornando-se favorável para as práticas de extensão universitária. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por bolsistas voluntários do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em uma ação extensionista utilizando a Problematização para o planejamento de suas práticas junto a comunidade assistida. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, resultante de uma ação extensionista desenvolvida no Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do curso de Enfermagem, UNEMAT, Campus de Diamantino-MT, no ano de 2016. A ação consistiu em aplicar a segunda etapa da metodologia da problematização com aproximadamente 35 crianças, de 2 a 5 anos, da Creche municipal Vovó Celina, de Diamantino, e recolher informações quanto ao conhecimento sobre temáticas relacionadas a saúde. Para a abordagem com este público utilizou-se do lúdico, através da contação de história e com auxílio de dois bonecos que representam crianças da comunidade, seu cotidiano de vida, hábitos familiares de alimentação, higiene e outros. RESULTADOS: no decorrer da história eram realizados questionamentos e as crianças se expressavam contando seu cotidiano e hábitos conforme os personagens apresentados. Houve predominância das informações: moram com os pais, possuem um ou mais irmãos, possuem animais domésticos, brincam, em suas residências possuem banheiro, fazem uma escovação diária, preferem comer frutas, verduras e legumes durante as refeições da creche e alguns possuem acesso a estas no domicilio. Os escolares apresentavam-se participativos e demonstravam interesse no desenvolvimento da atividade, atendendo assim ao objetivo esperado da ação. CONCLUSÕES: A abordagem colaborou para inteiração entre extensionistas e crianças, bem como o resgate das informações necessárias para realizar a discussão dos pontos chaves da realidade em que o projeto será desenvolvido, fundamentando o planejamento das próximas ações. As hipóteses de soluções estão sendo construídas para aplicação junto à realidade no desenvolvimento do projeto de extensão, contribuindo para a promoção da saúde para os escolares.