Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DO PROGRAMA TELEVISIVO BEM ESTAR
Autores
RAFAEL FERNANDES DEMARCHI (Relator)
ÉRICA BAGGIO
LEDINÉIA BENEDITO SILVA
MICHELE DE MELO MARIANO
VAGNER FERREIRA NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
A educação em saúde é um processo de ensino e aprendizagem que favorece o desenvolvimento de cada indivíduo no que diz respeito a sua capacidade e competência de entender os problemas que enfrenta e procurar melhorias. A mídia televisiva surge como grande aliada à saúde, pois provoca o questionamento e problematização dos riscos e agravos à saúde. Assim, o estudo objetivou conhecer a educação em saúde através do programa televisivo Bem Estar. Trata-se de um estudo documental, exploratório e com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2015, por meio de gravação diária do programa Bem Estar exibido pela Rede Globo de Televisão. Para análise utilizou-se a Análise de Conteúdo. Foram gravados 43 programas, onde verificou-se predominância de temáticas que envolveram obesidade, cuidados com a higiene, alimentação adequada, doenças crônicas e saúde mental. Nas discussão dos temas foi frequente a participação de profissionais médicos especialistas, os quais se preocuparam em trazer informações básicas voltadas para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, além de responderem as principais dúvidas enviadas pelos telespectadores. Observa-se que esses discursos midiáticos enfatizam, cada vez mais, a obtenção de uma vida melhor mediante a adoção de hábitos mais saudáveis, incentivando os telespectadores aderir a novos comportamentos ou reeditando velhas práticas. Os profissionais de saúde devem estar atentos às novas tecnologias de informação e comunicação, pois são importantes instrumentos políticos e estratégicos no planejamento e na execução de ações em saúde na comunidade. REFERÊNCIAS: FEIO, A.; OLIVEIRA, C. C. Confluências e divergências conceituais em educação em saúde. Saúde Soc., São Paulo, v. 24, n. 2, p.703-715, 2015. LERNER, K.; SACRAMENTO, I. Saúde e jornalismo: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014. 269p. Descritores: Educação; Saúde; Mídia Audiovisual.