Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PLANEJAMENTO DESTA PRÁTICA COM PÚBLICO ADOLESCENTE
Autores
RHAYANE JOYCE NASCIMENTO DE LARA (Relator)
LESIANI SANTIAGO RODRIGUES
AMANDA PEREIRA DE SIQUEIRA
TAIANE CRISTINA DA SILVA BRITO
KARLLA RARYAGNNE TEIXEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação em saúde é uma ferramenta importante para a promoção da saúde e prevenção de agravos. Podem acontecer nos estabelecimentos de saúde ou em espaços comunitários, para tanto, o planejamento destas práticas devem ir de encontro com as realidades observadas na comunidade e atender aos anseios dos sujeitos envolvidos. OBJETIVO: Apresentar a experiência das acadêmicas do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em uma atividade de ensino sobre o planejamento de educação em saúde com público adolescente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na forma de relato de experiência, caracterizado pela descrição da elaboração do “Planejamento de educação em saúde” para o público adolescente, na disciplina de Fundamentação e Pratica de Enfermagem em Saúde Coletiva, no curso de enfermagem, da UNEMAT, no ano de 2015. Para o planejamento utilizou-se a teoria da problematizarão com 20 sujeitos, escolhidos aleatoriamente, em uma escola estadual no município de Alto Paraguai, em que buscou-se identificar um tema de interesse para construção de uma atividade de educação em saúde, a saturação das resposta deu-se pela temática Bullying. Para o planejamento foram realizados 4 encontros para leitura bibliográfica e programação da atividade, neste foram utilizados os materiais notebook, data show, folha sulfite A4, cartaz, balão e palito de dente. RESULTADOS: A atividade resultou em um relatório do planejamento para as práticas curriculares e a simulação desta prática em sala de aula e o público alvo foi representado por 20 discentes que cursavam a disciplina. A simulação foi divida em dois momentos sendo: no primeiro fora feito, de modo expositivo, uma abordagem a temática e apresentação de um vídeo ilustrativo. No segundo momento, foi solicitado aos participantes produzissem uma dramatização com a temática trabalhada contribuindo para avaliação do aprendizado do conteúdo administrado, bem como a percepção dos sujeitos quando ao tema. CONCLUSÕES: A atividade oportunizou reconhecer a importância do planejamento e suas etapas em uma atividade de educação em saúde. Também, possibilitou as acadêmicas correlacionar os conhecimentos teóricos de forma prática, contribuindo com a formação de profissionais enfermeiros capazes de atuar junto a comunidade com ações de prevenção e promoção da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.