Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA PARA O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO PROMOAÇÃO DA SAÚDE
Autores
JACKELINY LAURINDO DE OLIVEIRA (Relator)
ANA PAULA DE SOUZA CASTRÃO
MICHELINE MIDORI SUZUKI DA ROCHA
RHAYANE JOYCE NASCIMENTO DE LARA
KARLLA RARYAGNNE TEIXEIRA
Modalidade Pôster
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A problematização é uma metodologia utilizada em cursos na área das ciências da saúde por contribuir para formação profissional junto a comunidades e prepará-lo para o enfrentamento de problemas nas diversas realidades. OBJETIVO: Descrever a experiência de utilizar a metodologia da problematização, vivenciada por bolsistas voluntárias do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Diamantino-MT, no ano de 2016. METODOLOGIA: Este estudo do tipo descritivo, na modalidade de relato de experiência, descreve a aplicação da Metodologia da Problematização com pais de crianças de 2 a 5 anos, matriculadas na Creche Vovó Celina, município de Diamantino, onde são realizadas as práticas do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde. RESULTADOS: A primeira etapa consistiu na realização de uma visita à creche para observação da realidade e registro das informações, posteriormente, a segunda etapa se deu em realizar um levantamento de informações com os pais das crianças sobre temáticas que afetam a vida e saúde de seus filhos. Foram confeccionados e emitidos 60 convites contendo as principais informações sobre a reunião, porém apenas 5 responsáveis compareceram e apresentaram-se como voluntárias em participar das práticas do projeto. Na oportunidade, através de uma dinâmica grupal com uso de barbante, que representava o fortalecimento da coletividade, cada sujeito se apresentava e os pais sugeriam temáticas para aprendizagem de seu filho. As principais sugestões foram: alimentação saudável com estímulo a ingestão de frutas e verduras, higiene pessoal e bucal. A segunda etapa da metodologia também fora aplica com as crianças, professores e coordenação da instituição e os resultados agrupados. Na terceira etapa, foi realizado o levantamento e discussão dos pontos chaves diante da realidade, foram discutidos e segue-se agora para construção das hipóteses de solução e a aplicação à realidade durante o período de execução do projeto previsto para 2016 e 2017, que serão desenvolvidas de utilizando o lúdico em educação em saúde. CONCLUSÕES: A aplicação desta metodologia tem contribuído para a formação de enfermeiros capazes de atuar diante de problemas e carências da comunidade através do exercício de construção de propostas que atenderão as necessidades dos sujeitos a partir de sua óptica, a fim de promover saúde nos diferentes espaços e reforçando o papel social da universidade.