Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ANJOS DA ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autores
KEYZA VIEIRA BRANCO (Relator)
LISABELLE CARLA QUEVEDO GOMES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Durante o período de formação, os acadêmicos de enfermagem se deparam com grande dificuldade de assimilar o conteúdo teórico adquirido com a pratica. É comum nestes, o sentimentos de insegurança, medo e principalmente incapacidade de exercer as competências básicas esperadas de um enfermeiro: Liderança,trabalho em equipe, entre outros. Com base nesses aspectos o programa nacional Anjos da Enfermagem através de sua missão oferece aos acadêmicos voluntários a vivencia e familiarização do ambiente hospitalar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem da Universidade de Cuiabá-UNIC, voluntária do projeto Anjos da Enfermagem: educação em saúde através do lúdico, Núcleo Mato Grosso, realizado na pediatria do Hospital Geral Universitário em Cuiabá-MT, as visitas hospitalares acontecem semanalmente, no período de abril de 2015 à maio de 2016. Nas visitas, me caracterizo, usando jaleco personalizado, chapéu único, desenvolvo atividades lúdicas-terapêuticas utilizando a brinquedoteca móvel. RESULTADOS: Durante o período de prestação de serviço, cada voluntario do projeto fica responsável por uma atividade. São elas: Coordenação do grupo, organização da brinquedoteca, mediador de conflitos, diagnostico situacional da pediatria, definição de atividade terapêutica e dimensionamento de voluntário para cada atividade. Isso permite que cada acadêmico se familiarize com as atividades administrativas que serão desenvolvidas por ele como enfermeiro futuramente. CONCLUSÃO: A participação dos acadêmicos de enfermagem no projeto proporciona à estes momentos de aprendizado e vivencia únicos, favorecendo a familiarização com os processos de enfermagem e com os pré requisitos para exercício de qualidade desta. Sendo assim as experiências contribuem para a mudança de comportamento inseguros e favorecem o aprendizado. O verdadeiro significado do projeto na vida dos acadêmicos, chama atenção pela intencionalidade e reciprocidade, onde o conhecimento gerado, pode ser transportado para campo da realidade. Assim, sua missão e visão são alcançadas. Seguindo cada um dos seus valores.