Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA ENFERMAGEM BRASILEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
MARA CRISTINA (Relator)
AIRES GARCIA DOS SANTOS JUNIOR
RAFAELA DOS SANTOS BARBOSA
FERNANDO RIBEIRO DOS SANTOS
MARIA VIGONETI ARAÚJO LIMA ARMELIN
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Monografia

Resumo
Introdução: o processo de ensino/aprendizado de profissionais da saúde vêm sofrendo algumas transformações, principalmente no que permeia a escolha de métodos e recursos utilizados pelos docentes, um exemplo disso é uso das metodologias ativas, as quais permitem um aprendizado significativo e problematizador. Objetivo: identificar e analisar as publicações científicas relacionadas com a Enfermagem brasileira sobre o uso das metodologias ativas. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura realizado nas bases de dados eletrônicas LILACS e BDENF, além da biblioteca eletrônica SciELO. Utilizou-se os descritores: aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, educação em enfermagem, enfermagem. Resultados: A amostra final foi composta de 15 artigos (100%), sendo a região sudeste com a maior concentração de estudos 08 (53,33%), Paulo Freire apresenta-se como o referencial mais citado presente em 7 (46,66%) estudos. Em relação ao nível de evidência 05 (33,33%) dos estudos são de relatos de experiência. Em relação aos aspectos positivos no uso das metodologias ativas para os alunos, foram vários apontamentos entre eles: a autonomia do aluno, a reflexão crítica diante da prática profissional, maior integração de grupo, participação e motivação dos alunos, melhor dialogo entre aluno e professor, melhor aproximação e troca de experiências. Quanto as principais dificuldades elencadas pelos artigos analisados estão: os aspectos de incerteza sobre a aplicação do método, baixo domínio das habilidades por parte dos profissionais, receio diante de novas possibilidades, a operacionalização e integração das disciplinas. Conclusão: observou-se que é necessário à produção de novas pesquisas, principalmente estudos comparativos, avaliando o desempenho de alunos/profissionais que vivenciaram experiências de ensino/aprendizado com métodos tradicionais ou inovadores.