Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM INTENSIVISTA NO BRASIL
Autores
LILIAN PRATES BELEM BEHRING (Relator)
MAYRA WILBERT ROCHA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Monografia

Resumo
Introdução: Trata-se de um estudo com ênfase na Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta complexidade na linha de pesquisa em Tecnologia da Informação que se delimita na reflexão do processo educacional em saúde em Terapia Intensiva e Alta Complexidade tendo a tecnologia da informação como ferramenta para a educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no ambiente intra hospitalar. Objeto: Uso da tecnologia da informação através de videoconferência como ferramenta para a educação permanente em terapia intensiva para enfermagem. Objetivos: Identificar as temáticas sobre enfermagem em terapia intensiva mais contempladas no SIG de Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade nos últimos anos. Caracterizar a participação geográfica das regiões, estados e cidades, nas temáticas mais contempladas no SIG de Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade. Discutir de que maneira o uso de tecnologia da informação tem se firmado como ferramenta no processo de educação permanente no contexto da enfermagem intensivista. Método: Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, realizado por meio de análise documental. Resultados:. A região norte é a maior do Brasil, porém possui algumas dificuldades relacionadas ao acesso à internet. Apesar disso, o estado do Amazonas esteve presente em todos os anos nas temáticas selecionadas. A região sul esteve presente em todos os anos totalizando 100% de participação dos seus estados. A região sudeste possui maior participação ao longo dos anos, sendo os estados do Rio de Janeiro e São Paulo como os mais conectados. Já a região nordeste se destacou com os estados da Bahia e Ceará estando presente nos quatro anos analisados. O único estado ausente nas temáticas discutidas foi o de Sergipe. Na região centro-oeste o estado do Mato Grosso ganhou destaque em participação. Conclusão: Este estudo mostra que a tecnologia da informação por web e videoconferência é uma importante ferramenta para o avanço da educação em enfermagem. Apesar das dificuldades encontradas, é um método que garante benefícios e pode vencer a barreira da falta de informação e melhorar a atualização profissional de enfermagem intensivista no Brasil.