Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título PONTO DE VISTA DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES EM ENFERMAGEM QUANTO AO ALEITAMENTO MATERNO
Autores
ANA PAULA NOGUEIRA BERNARDI (Relator)
KAMILLA MAESTÁ AGOSTINHO
MONIZE EMANUELI FASSINA DA SILVA
LUCIANA PELIZARI
BRUNA RAYELI GROTH
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Monografia

Resumo
INTRODUÇÃO: o aleitamento materno é um ato natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança eficaz na redução da morbimortalidade infantil e promove a saúde materna. O profissional de enfermagem tem autonomia para desenvolver uma melhor assistência para as gestantes e puérperas contribuindo na diminuição do índice de desmame precoce, tornando uma experiência saudável e prazerosa. OBJETIVO: avaliar o conhecimento dos acadêmicos ingressantes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus de Sinop sobre aleitamento materno. METODOLOGIA: trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, sendo os sujeitos compreendidos por seis acadêmicos ingressantes. Foi empregada a técnica de entrevista semiestruturada gravada, sendo realizada no período de Maio e Abril de 2016. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Minayo, sendo posteriormente organizados em categorias. A pesquisa foi desenvolvida após a aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller/ Universidade Federal de Mato Grosso/ parecer n°: 1.498.734. RESULTADOS: Neste estudo emergiram duas categorias: benefícios do aleitamento materno voltados para o bebê; e o enfermeiro educador. Identificou-se que os sujeitos entrevistados caracterizam-se por mulheres jovens com idade média de 18 anos, solteiras e sem filhos, e não há experiência prévia com o AM. Percebeu-se que conhecimento dos acadêmicos ingressantes provém da família, palestras e internet, os mesmos possuem conhecimentos voltados para o bebê e destacam o papel do enfermeiro como educador. CONCLUSÃO: diante dos resultados, conclui-se que o conhecimento dos acadêmicos ingressantes mostra-se como um reflexo do conhecimento da população em geral (aquela que está fora dos muros da universidade), voltado para o bebê e que a universidade tem papel fundamental em preparar os acadêmicos para a orientação e prática do aleitamento materno.