Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A IMPORTÂNCIA DO PROFICIONAL ENFERMEIRO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
MARGARETE VALERIO (Relator)
ROSEMÍLIA MOURA SILVA FARIAS
ALEXIA GONÇALVES VIANA
DIANA MACIEL RIBEIRO
JAQUELINE NASCIMENTO BARBOSA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Monografia

Resumo
A escola dentro de uma perspectiva educativa, integrada a outros setores na busca de transformação social, pode ser uma aliada da saúde e vice-versa. Alianças podem ser estabelecidas para o complexo empreendimento de fazer com que crianças e adolescentes se transformem em sujeitos de sua saúde, deixando de ser sujeitos da doença. Com a escola, o setor da saúde pode ter suas ações ampliadas no espaço: trabalhando famílias vizinhanças; e no tempo: participando da educação de pequenos cidadãos. Esse argumento, dentre outros, faz com que a busca de uma escola para todos seja também uma luta da saúde. Analisar o conhecimento em saúde por parte dos educadores e demonstrar a necessidade da inserção do enfermeiro na saúde do escolar, foi o objetivo central, na presente pesquisa, propondo uma reflexão por parte dos educadores sobre a necessidade de um profissional de saúde (Enfermeiro) na escola. Trata-se de um estudo de caso descritivo com abordagem quantitativa, cujo procedimento incluiu a coleta de dados através de questionário pré-elaborado, com indagações acerca da importância do enfermeiro no ambiente escolar. O questionário foi aplicado a 60 sujeitos, de ambos os sexos, sendo todos funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Darcy Ribeiro na cidade de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia. Os resultados são expostos em categorias, a saber, perfil socioeconômico dos entrevistados, atuação na educação em saúde, conhecimento e preparo do profissional educando na abordagem de temas relacionados à ausência da saúde, a importância do profissional de enfermagem na instituição, etc. Ao abordarmos essa temática entendeu-se por intermédio das respostas, uma grande aceitação do profissional enfermeiro por parte dos educadores e o quanto é importante à atuação do mesmo, no contexto escolar e na vida desses educandos. Desta maneira, concluímos que o presente estudo de caso compreendeu seus objetivos, por meio de levantamento de dados que identificou e certificou as atribuições do profissional enfermeiro no âmbito escolar, colaborando para que houvesse uma reflexão a respeito da importância e real necessidade deste profissional altamente qualificado para promoção e prevenção da saúde nas escolas.