Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVIOSIONADO I DO CURSO DE ENFERMAGEM
Autores
LEONARA RADDAI GUNTHER DE CAMPOS (Relator)
MARIA DORALICE DE SOUSA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Este estudo derivou de uma inovação na condução da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I no curso de Bacharelado em Enfermagem da UFMT campus do Araguaia. Foi proposto a operacionalização da Metodologia Ativa de Ensino descrita pelo Arco de Margueres – a Problematização (PBL). A PBL está sendo bastante difundida entre os cursos de enfermagem que anseiam mudanças no cenário da saúde e educação. Ela se pauta estrategicamente em extrair da realidade observada pelos alunos, problemas a serem tratados e discutidos em sala de aula. Essas inovações educacionais têm gerado impactos e tendências nas formas de integração entre o ensino e os serviços de saúde, podem se expressar em diferentes eixos, sejam eles curriculares, pedagógicos ou metodológicos, visam modificar a prática da assistência pautada na replicação de ações não reflexivas, para um atendimento mais humano e efetivo. Objetivo: Analisar os impactos da aplicação da PBL na disciplina de Estágio Supervisionado I. Metodologia: A PBL operacionalizada durante o transcorrer do Estágio Curricular Supervisionado I, na área de atenção básica do município de Barra do Garças – MT e região. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os alunos, e análise dos portfólios entregues. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise temática, considerando o processo de interpretação da interpretação. Pesquisa submetida ao comitê de ética, cadastro CAAE nº 37123614.7.0000.5587, autorizada sob protocolo CEP nº 975.402/2014. Resultados: Apresentamos as impressões dos alunos mediante inovação disciplinar pela qual foi perceptível a superação de características pessoais como a timidez. Nessa temática, foi ressaltado ainda o desenvolvimento do espírito crítico reflexivo do aluno, intermediado por estratégias de ação-reflexão-ação características da metodologia. Outro tema importante foi o reconhecimento da autonomia do aluno, para o exercício da função de enfermeiro perante a equipe multiprofissional. Considerações Finais: Consideramos as implicações e demandas geradas pelo formato da metodologia, como a necessidade de recursos humanos mais amplos, e planejamento prévio e minucioso da disciplina. Os aspectos que envolvem a mudança no papel do aluno, que passa a se tornar autônomo em seu processo de aprendizagem, geram estranhamentos e resistências de aceitação da metodologia, necessitando de maiores esclarecimentos aos mesmos sobre o uso da PBL e do portfólio.