Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE MODELOS CARDIOVASCULARES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
Autor
GUSTAVO BARBOSA VILLAS (Relator)
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Curso Técnico em Enfermagem é um curso que tem procura significativa e sua formação é ampla e diversificada. O aprendizado em anatomia e fisiologia é marco importante no seu currículo. A construção de modelos anatômicos, pinturas corporais são descritos como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Suprir uma demanda sobre novas possibilidades para o ensino de anatomia em cursos de ensino profissionalizante em saúde é necessidade atual. Objetivo: Relatar prática de ensino-aprendizagem em anatomia e fisiologia no ensino de enfermagem, na criação de modelos cardiovasculares. Metodologia: Relato de experiência, resultado de uma prática de ensino em educação profissional para técnicos em enfermagem desenvolvida no ano de 2014 e 2015. Os alunos foram estimulados nos princípios da pesquisa científica, associando situações de ensino-aprendizagem, aulas expositivo-participativas e atividades práticas. Pesquisaram recursos do projeto individualmente e em grupo. Pesquisa nos principais bancos de dados virtuais e livros impressos. As etapas foram: APRESENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO: Conhecimento do desenvolvimento científico e tecnológico na área de saúde. PESQUISA: individual, grupos, intra e extraclasse por materiais, artigos científicos, e vídeos. EXECUÇÃO: Montagem em sala de aula. APRESENTAÇÃO: 1- apresentação do trabalho para os outros alunos da turma. 2- realização de feira de ciências apresentada em três horas de exibição para alunos e funcionários da escola. 3- apresentação pública em feira de ciências regional (IV FECIB) e avaliação final. Materiais utilizados: os materiais utilizados são recicláveis e sustentáveis. Resultados: Foi construído modelo didático de coração e circulação capaz de representar sua anatomia e fisiologia e apresentado na feira de Ciências de Barbacena IF Sudeste Minas. Desenvolvida aptidão para descrever o funcionamento e a estrutura do sistema e relacioná-los com as patologias mais frequentes. Os alunos desenvolveram aptidão para pesquisa e são capazes de reconhecer trabalhos científicos de qualidade para referenciarem trabalhos escolares. Conclusão: A apresentação do trabalho na Feira de Ciências referendou seu aprendizado e concluiu sua avaliação final na disciplina pela capacidade de explicação do modelo e apresentação ao publico. Tal prática funciona como abordagem educacional e avaliativa mais leve, pois possibilita uma relação dialógica entre docente e alunos durante o apropriar das competências.