Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título ELETROCARDIOGAME: DESENVOLVIMETO DE JOGO EDUCATIVO PARA AUXILIAR NO ENSINO APRENDIZADO DO ELETROCARDIOGRAMA
Autores
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA (Relator)
MARIANA DA SILVA CAMPOS
RICHELLE MAGALHÃES DE CASTRO PEIXOTO
JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Modalidade Comunicação coordenada
Área Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação da atividade elétrica cardíaca e da sua condução registrada em gráficos. O enfermeiro deve está capacitado para realizar e compreender esse exame. OBJETIVO: Descrever a construção de um jogo educativo sobre a técnica do eletrocardiograma. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico para construção de um jogo educativo, elaborado entre os meses de janeiro a agosto de 2015, por estudantes do curso de enfermagem de um centro universitário de Fortaleza. RESULTADOS: O jogo educativo denominado eletrocardiogame, trata-se de um jogo da memória composto por 28 cartas e instruções. Este pode ser jogado individualmente ou até três pessoas. O jogo consiste em peças ilustrativas que descrevem as 12 derivações que contém no eletrocardiograma. Para jogar, é importante que cada participante tenha noção de anatomia, exame físico do aparelho circulatório e cardíaco e também de como realizar a técnica do eletrocardiograma. As cartas são colocadas viradas para baixo, logo são embaralhadas, retira-se uma carta e depois o participante terá que encontrar a carta correspondente para formar o par que poderá ser uma derivação, o local de posicionamento do eletrodo, os tipos de derivação ou vice versa. Dessa forma, o objetivo maior desse jogo é fazer com que o aluno venha aprender a técnica do eletrocardiograma de uma forma simples e lúdica. CONCLUSÃO: O eletrocardiogame poderá ser utilizado a fim de facilitar a compreensão da teoria e prática dos alunos associada à aula ministrada pelo professor em sala. Entretanto, ele por si só, não se caracteriza como instrumento responsável pela qualificação dos alunos. Espera-se com a utilização do jogo maior interesse dos alunos no aprendizado, e um de apoio para prática profissional.