Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO DE OBSTETRÍCIA PARA ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOSINETE GONÇALVES DOS SANTOS LÍRIO (Relator)
ANDREY FERREIRA DA SILVA
VERA LÚCIA DE AZEVEDO LIMA
GILSON ALAN COSTA LIMA
VALDINEI SAMPAIO SANTA CRUZ
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O ensino técnico em enfermagem vem se aprimorando com o passar dos anos devido à necessidade do mercado de trabalho de profissionais de enfermagem capacitados para atuar em diversas áreas, dentre elas a enfermagem obstétrica. Objetivo: Relatar a experiência de professores de um curso técnico de enfermagem acerca do ensino da disciplina enfermagem obstétrica. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem qualitativa com base na experiência de professores de um curso técnico localizado em Belém durante a disciplina Enfermagem obstétrica. Resultados: Observou-se que a disciplina tem como principal método de ensino o modelo tradicional com relevância na transmissão de conhecimento por se tratar de uma área de conhecimento com conteúdos extensos e poucas possibilidade de utilização de outros métodos de ensino, mas que quando associado aulas teóricas a outros recursos bem como o data show, vídeos e demonstrações práticas em sala, os alunos identificam-se com a disciplina despertando o interesse acerca na mesma. Considerações: O ensino de enfermagem em obstetrícia é de extrema importância para que esses futuros profissionais possam atuar na área com segura e ética. O docente em enfermagem obstétrica precisa dominar os assuntos deste campo de atuação para passar aos discentes o conhecimento com responsabilidade e segurança, e avançar nas tentativas de incluir as metodologias ativas em sala de aula. Referências: Ito EE, Peres AM, Takahashi RT, Leite MM. O ensino de Enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev Esc Enferm Usp.