Anais - 19º CBCENF

Resumos

Título AVALIAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE SOBRE ESTOMAS INTESTINAIS DE ELIMINAÇÃO
Autores
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA CAVALCANTE (Relator)
ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
AMANDA DELMONDES DE BRITO FONTENELE
Modalidade Comunicação coordenada
Área Educação, Gestão e Política
Tipo Pesquisa

Resumo
Os cursos ou treinamentos a distância no Brasil aumentam vertiginosamente, pelo fato de, aparentemente, terem menor custo, atingirem mais indivíduos de uma só vez e envolverem menos profissionais e materiais, entre instrutores, monitores, salas de aula e deslocamento de pessoal. Todavia, estes cursos necessitam de avaliação sistemática, em termos de seus desenhos instrucionais, ferramentas de comunicação com o aluno, interface com a mídia, além do efeito, direto e indireto, no desempenho do indivíduo, após a realização do curso. Esta estratégia avaliativa permite manter os aspectos positivos e modificar aqueles que não têm resultado sobre o colaborador ou o ambiente de trabalho. É essencial, portanto, o desenvolvimento de estudos que visem produzir conhecimentos na área de avaliação de sistemas instrucionais, bem como desenvolver soluções técnicas para a busca de sistemas que ofereçam maior competitividade para as organizações e indivíduos. Uma avaliação efetiva pode fornecer subsídios potencializadores, por ser responsável pelo fornecimento de retroalimentação que assegure constante aperfeiçoamento do treinamento. Este estudo objetivou avaliar a usabilidade da interface gráfica de uma intervenção educativa online sobre estomias intestinais de eliminação. Trata-se de pesquisa descritiva, transversal e quantitativa, realizada na atenção básica à saúde de uma capital do Nordeste do Brasil, no período de março a junho de 2016. Participaram da pesquisa 48 enfermeiros e para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de Reações à Interface Gráfica, construído e validado por Varanda, Zerbini e Abbad (2010). Os quinze itens descritos na escala de Reações à interface gráfica apresentaram médias iguais ou superiores a 9,00. O desvio padrão apresentou o menor valor no item 07 (1,01) e o maior valor no item 4 (1,48), quando considerados os dados do total de alunos. Tais valores indicam desvios padrões relativamente baixos, demonstrando uma coesão das opiniões em torno das médias. Os itens da escala de Reação à Interface Gráfica que receberam as melhores avaliações foram: item 12, Adequação do ambiente eletrônico do curso à minha experiência com o uso da Internet (Média= 9,56) e itens 7 e 13, Apresentação visual das telas (Média= 9,50); Letras (cor, tipo, tamanho) usadas nos textos (Média= 9,50). Concluiu-se que a interface gráfica desta intervenção teve excelente desempenho.