Anais - 19º CBCENF

Palavra da Presidente do Cofen

Pela primeira vez a região Centro-Oeste recebe o maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina. É com muita honra que convidamos profissionais, pesquisadores, gestores e estudantes a participarem do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Cuiabá.

Com o tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a Profissão”, a 19ª edição do maior evento anual da área Saúde da América Latina contribui para descentralizar e interiorizar o conhecimento científico, instrumento de transformação social essencial para melhoria da Saúde Coletiva no Brasil.

A luta por uma formação de presencial e de qualidade em Enfermagem é uma das nossas grandes bandeiras. Nosso Congresso tem caráter científico, mas sua importância transcende a pesquisa e a atualização profissional. O conhecimento transforma e, através dele, buscamos articular a Enfermagem em busca dos avanços tão necessários à Saúde Coletiva e à nossa profissão, que representa mais da metade dos recursos humanos em Saúde no Brasil.

Agradeço a cada um dos 27 Conselhos Regionais pela valorosa contribuição. Agradeço especialmente ao Coren-MT, que, com muito empenho e dedicação nos desafiou a realizar o CBCENF em Cuiabá, e vem trabalhando arduamente para torná-lo um marco para a Enfermagem. Unidos avançamos.

Agradeço a cada um de vocês pela presença. Sejam muito bem–vindos ao 19º CBCENF!

Manoel Carlos Neri da Silva
Presidente do Cofen