Anais - 18º CBCENF

Palavra do Presidente do COFEN

Palavra do Presidente – Irene Ferreira (1º/12/2014 – 22/4/2015)

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais convida a Enfermagem brasileira para a 18ª edição do maior evento anual da área Saúde da América Latina. “Desafios emergentes para a Enfermagem brasileira” serão tema central do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) em 2015.

Cada um dos eixos temáticos nos aproxima dos atuais desafios da profissão. O eixo “Gestão, tecnologias e cuidado” traz as principais atualizações técnicas da nossa profissão, arte e ciência do cuidado.

O eixo “Ética, legislação e trabalho” aprofunda o debate e a mobilização em torno das questões que afetam diretamente nossa atuação profissional, incluindo o projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas semanais e projeto que estabelece um piso salarial nacional.

O eixo “Educação, política e vulnerabilidade social” ressalta o engajamento da Enfermagem brasileira nas transformações sociais e na garantia do acesso de toda a população brasileira a uma saúde de qualidade.

Foi uma honra e um privilégio participar da gestação deste Congresso. Buscamos dar um novo formato para o CBCENF, pautado em uma estratégia estruturante, participativa e inclusiva, de aprofundar parcerias com os Conselhos Regionais.

O presidente Manoel Carlos Neri foi um dos grandes responsáveis pelo caráter científico de excelência que hoje caracteriza o CBCENF. Tenho certeza que saberá conduzir com sabedoria as próximas etapas da construção deste Congresso, fazendo do 18º CBCENF o melhor da história.


Palavra do Presidente – Manoel Carlos Neri da Silva (2015 – 2018)

Convidamos todos os enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem e estudantes de a debater os “desafios emergentes para a Enfermagem brasileira”. Conhecer a realidade é o primeiro passo para transformá-la. Por isto, o tema do 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) é um convite, não apenas para refletir, mas para transformar o cenário da nossa profissão e aperfeiçoar os serviços de Saúde no Brasil.

A programação do CBCENF foi construída em parceria com cada um dos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem. Agradeço a todos pelas contribuições, pela riqueza do debate que construiu a programação. Este trabalho coletivo, em sintonia, é fundamental para fortalecer a Enfermagem brasileira face a tantos desafios.
Agradeço especialmente ao Coren – Paraíba, anfitrião do nosso encontro, pelo empenho e dedicação para superar cada obstáculo e fazer deste Congresso um evento extraordinário.
O CBCENF já se consolidou como o maior evento anual da área de Saúde na América Latina. O Congresso tem caráter científico, mas sua importância transcende a pesquisa e a atualização profissional. O CBCENF é também um espaço de articulação da Enfermagem brasileira em torno dos desafios enfrentados pela profissão. Queremos que você faça parte desta história.
Esperamos que cada um de vocês aproveite ao máximo este Congresso e que seu engajamento se reflita na melhoria da prática profissional.  Sejam todos muito bem–vindos ao 18º CBCENF!