Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título OPINIÕES DE ACADEMICOS DE ENFERMAGEM ACERCA DO TCC EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NORTE DO TOCANTINS
Autores
JANAYNA ARAÚJO VIANA (Relator)
RONAN PEREIRA COSTA
SHEILA CRISTINA TEIXEIRA FONSECA
TATIANA FURTADO REIS COMITRE DE CAMPOS
DANIELLE COSTA MILHOMEM
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: Este estudo tem como temática investigativa as opiniões dos acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem acerca do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual, permite ao acadêmico um ensinamento teórico e prático da pesquisa acadêmica e ou cientifica. Além disso, proporcionou aos docentes de graduação uma reflexão com relação a sua didática de orientar e a sua postura diante do acadêmico que se encontra em fase de elaboração de uma pesquisa na qual se exige o TCC. OBJETIVO: Conhecer a opinião dos acadêmicos do 8º período do curso de enfermagem acerca da construção do TCC em uma instituição de ensino superior localizada na região norte do Estado do Tocantins. METODOLOGIA: Pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a uma amostra de 30 acadêmicos que estavam em fase de construção do TCC no semestre letivo 2014/1 do curso de enfermagem devidamente lotados na disciplina de TCC em enfermagem e consequentemente engajados no desenvolvimento de uma pesquisa do tipo monografia. Este estudo teve parecer favorável pelo 429.250/2013, sendo emitido em 25 de outubro de 2013. RESULTADOS: Os acadêmicos pesquisados mencionaram, um leque de variáveis com opiniões comuns e diversas define a pratica do TCC, em parte, é uma pratica de aprendizado contribuidora para o “conhecimento profundo sobre o tema” e, em outra é uma pratica “difícil e estressante”. Contudo, também houveram duas variáveis intrigantes apresentadas pelos acadêmicos pesquisados, sendo elas: “Necessita de tempo e experiência”; “Ele te obriga a estudar”; “Uma vitória”. Tais opiniões tornam se pertinentes, pois, a prática da pesquisa no TCC, requer tempo e experiência para que possa haver habilidade de escrever e discutir um tema, o qual necessita de muito estudo e dedicação para o alcance da aprovação do último trabalho avaliativo da graduação e, assim a conclusão do curso e consequentemente a conquista vitoriosa do grau de bacharel em enfermagem. CONCLUSAO: Portanto, ressalta-se a importância do professor enquanto orientador no processo de elaboração do TCC ao final da graduação tornando-se um elo fundamental que contribui para a formação do acadêmico enquanto incipiente pesquisador. Tal profissional possui um valor e uma responsabilidade imensurável ao promover a construção do conhecimento em meio aos acadêmicos.