Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título VIGILÂNCIA EM SAÚDE, DA TEORIA À PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA MYLENA COSTA FRANCO (Relator)
MARCELA LAÍS SOUZA FERREIRA GOMES
MÁRCIA GLEICA SANTANA MARCELINO
VANDERSON DANIEL DA SILVA MATIAS
FRANCISCA MARIA NUNES DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Vigilância em Saúde pode ser definida como uma prática sanitária que articula um conjunto de processos de trabalho relativos à situação de saúde, a prevenir riscos, danos e sequelas, incidentes sobre indivíduos, famílias, ambientes coletivos, grupos sociais e meio ambiente, na vigilância sanitária, epidemiológica, nutricional e alimentar, no controle de endemias, na educação para a saúde, nas ações sobre o meio ambiente, com ações extras setoriais, para enfrentar problemas contínuos, com descriminação positiva num território determinado. Objetivo: Relatar as experiências de acadêmicos de enfermagem inseridos na prática de vigilância em saúde no município de Arapiraca/AL, estabelecendo relações entre os achados da realidade e bases teóricas pertinentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca, na disciplina de Epidemiologia e Bioestatística, no período de outubro de 2014 a fevereiro de 2015. Os alunos tiveram atividade prática em Unidades Básicas de Saúde, com foco na vigilância epidemiológica. Também foram distribuídos em unidades de referência - Vigilância Sanitária (VISA), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Referência e Assistência em Saúde de Arapiraca (CRIA), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Núcleo de Epidemiologia da Unidade de Emergência do Agreste (UE) –. Os temas clássicos da disciplina – processo saúde e doença, indicadores de saúde, dinâmica das doenças infecciosas, dentre outros - foram abordados a partir das discussões sobre as práticas e observações em campo de estágio. Resultados: A dinâmica das aulas proporcionou um maior conhecimento sobre o funcionamento de vários setores e de como estes se integram entre si e no sistema municipal de saúde. As atividades práticas despertaram nos discentes um senso crítico-reflexivo, através da analogia entre a teoria ministrada na disciplina e a observação constante da realidade. Conclusão: O método utilizado foi eficaz, tendo em vista tanto a maior absorção do conteúdo por parte dos discentes quanto a ampliação do conhecimento acerca das condições de saúde da população e seus determinantes no processo saúde-doença. Evidenciou-se a importância da Vigilância em Saúde no diagnóstico de saúde da população, assim como possibilitou aos estudantes um contato direto com a área, tornando-os mais preparados devido ao privilégio proporcionado pela disciplina.