Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título A TÉCNICA DE DRAMATIZAÇÃO COM MOULAGE NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM ENFERMAGEM
Autores
DAYSE DOS SANTOS FERREIRA (Relator)
JOYCE PEREIRA DOS SANTOS MUNIZ SILVA
CHRISTINA SILVA COSTA KLIPPEL
JULIANA DOS ANJOS DE SOUZA
CRISTIANO SALDANHA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O ensino baseado em Simulação permite desenvolver no discente, a tomada de decisão e atitudes profissionais, através da experiência simulada quase real, em ambiente controlado. É necessária a criação de cenário com teor de similaridade próximo àquele que o Enfermeiro encontrará no meio hospitalar. A técnica de Dramatização, com maquiagem teatral (Moulage), empresta à cena um perfil realístico, através da atuação dos professores na caracterização de pacientes simulados, visando submeter os discentes à situações de tensão que serão comumente vivenciadas no ambiente hospitalar de emergência. Essa atuação deve seguir um roteiro previamente desenvolvido, de acordo com o caso a ser apresentado. Objetivo: Descrever a metodologia da técnica de Dramatização com Moulage no ensino da assistência de enfermagem no atendimento inicial ao paciente vítima de trauma, utilizada no Curso de Especialização em Enfermagem em Emergência de uma Universidade privada no estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Após ter sido selecionado o caso para apresentação no cenário prático de atendimento inicial à vítima de trauma e a definição dos objetivos a serem alcançados na atividade, foi realizada a criação do cenário, com a participação de dois professores e um monitor. Aos professores coube o papel de vítimas e ao monitor, o papel de familiar da vítima, o qual seria o fator de estresse da cena. Para a Moulage, foi definida a caracterização dos professores no papel de vítimas. A seguir, foi definido o roteiro de fala e movimentação dos professores e do monitor, de acordo com as atitudes dos discentes, tomadas de decisão e ações de enfermagem desenvolvidas. O caso foi validado, após ter sido revisado pela equipe e ensaiado previamente. Resultados: Durante a atividade prática, os discentes demonstraram surpresa e emoção, devido ao comportamento realístico desempenhado pelos professores caracterizados, no sentido de simular queixas de dor, perguntas sobre seu prognóstico, intervenção do familiar e respostas clínicas simuladas, desempenhadas de acordo com a progressão do caso e as condutas de enfermagem tomadas pelos discentes. Conclusão: O emprego da Dramatização com Moulage demonstrou ser recurso eficaz para aproximar o enfermeiro da realidade do ambiente de emergência, favorecendo o relacionamento com o paciente, a habilidade de comunicação com o familiar da vítima e a tomada de decisões sob tensão.