Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título COORDENAÇÃO DO CUIDADO: AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO EM SERVIÇOS DE PUERICULTURA NA ÓTICA DE USUÁRIOS
Autores
TAINARA LÔRENA DOS SANTOS FERREIRA (Relator)
FÁBIA BARBOSA DE ANDRADE
DANDARA RAYSSA SILVA DE SOUZA
THAÍZA GRACIELLE CÉSAR DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Emerge no cenário do cuidar atual a discussão acerca do atributo “coordenação do cuidado”, a partir da problemática da segmentação e fragmentação da atenção, visto que reflete a perda da eficiência e descontinuidade do cuidado. Objetivo: Avaliar a presença e extensão do atributo coordenação do cuidado em serviços de Puericultura na Atenção Primária à Saúde (APS), a partir da percepção de pais/responsáveis. Métodos: Trata-se de um estudo seccional, quantitativo, com amostra composta por 186 pais/responsáveis de crianças de 0 à 2 anos de idade que utilizam os serviços da APS da cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil, utilizando o PCA Tools, versão para crianças. Os dados foram coletados e armazenados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0, considerando um Intervalo de Confiança de 95%, após apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer 348.896. Resultados: Quando questionados quanto ao atributo Coordenação (Integração de Cuidados), 20 (10,8%) foram consultar qualquer tipo de especialista ou serviço especializado no período em que ela está em acompanhamento na UBS; 11 (5,9%) não foram encaminhados pelo profissional que acompanha a criança; 17 (9,1%) afirmam que o profissional ter conhecimento sobre a realização da consulta e 13 (7,0%) saber os resultados, e ter conversado sobre a consulta após a mesma. Na ótica dos usuários, 14 (7,5%) afirmaram que o profissional se mostrou interessado na qualidade do cuidado prestada no serviço especializado. Verificou-se a validade interna e a fidedignidade no construto por meio de um alfa de Cronbach de 0,71. Quanto ao teste de Anova Cochran, foi verificado significância através do p=0,00. Merece destacar a partir dos resultados, que estes sugerem a resolutividade de queixas em 89,2% da amostra nos serviços de saúde da rede básica, uma vez que apenas 10,8% foram consultados por especialistas. Destes, observam-se que embora não tenha sido em sua totalidade encaminhada pelo serviço que a acompanha, se evidencia que este tem sido considerado pelo profissional, para seguimento da prestação do cuidado qualificado, integral e resolutivo. Conclusão: Conclui-se que as ações concernentes ao atributo têm sido propostas a partir da ótica de pais/responsáveis por crianças menores de dois anos. Cabe ressaltar a importância de estudos que possibilitem a avaliação de sistemas orientados pela APS, indo de encontro ao fortalecimento desta, como versa no Pacto pela Saúde.