Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÕES DA REALIZAÇÃO DE OFICINAS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E AUTONOMIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autores
INGRID GRANGEIRO BRINGEL SILVA (Relator)
CAMILA SILVA LIMA
HÉRYKA LAURA CALÚ ALVES
NUNO DAMÁCIO DE CARVALHO FÉLIX
MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Enfermagem é uma profissão predominantemente baseada na prática, sendo necessário sua formação profissional seja construído a partir de um forte elemento prático agregado ao caráter técnico-científico. As oficinas são metodologias de ensino aprendizagem que propõem a teoria aliada a prática, podendo ser ministrada pelo estudante capacitado, desenvolvendo autonomia em seu processo ensino-aprendizagem para atuar com qualidade e criticidade. Objetivo: Relatar as contribuições da realização de oficinas práticas com estudantes de enfermagem. Métodos: Relato de experiência, realizado com estudantes de enfermagem em uma instituição pública de ensino superior, em Crato-Ceará, em julho de 2015. Participaram 17 estudantes, sendo três os líderes da atividade. A oficina ocorreu através de aula expositiva-dialogada e realização prática sobre semiologia e semiotécnica dos sistemas cardiovascular e respiratório. Planejou-se a atividade em três momentos: primeiro, ministrou-se apresentação por meio de dispositivo áudio-visual sobre semiologia e semiotécnica dos sistemas cardiovascular e respiratórios. Após, demonstrou-se a ausculta dos sistemas mediante reprodução de sons adventícios, murmúrios vesiculares, focos e bulhas cardíacas. No segundo momento realizou-se a prática de ausculta entre os estudantes para fixação da teoria exposta. Por último realizou-se reflexões sobre a oficina. Resultados e discussões: A apresentação teórica contou com a participação ativa de todos, indicando momento de co-construção de aprendizagem, pois teceram questionamentos e sanaram suas dúvidas sobre os temas abordados. As dúvidas incluíram palpação de espaço intercostal e mitos sobre sons respiratórios. Houve a desconstrução de conceitos equivocados sobre tosse sem expectoração. Após, organizaram-se em dupla e seguiram orientações das estudantes líderes para prática de ausculta e aperfeiçoamento da técnica. Por fim, a avaliação reflexiva dos discentes indicou falas de satisfação e aprendizagem, parabenizando a atividade liderada por estudantes. Estas, indicaram a realização da atividade como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem com qualidade e autonomia. Conclusão: A realização de oficinas permite a fusão da teoria à prática, o que impulsiona o estudante a desenvolver sua autonomia e perceber sua atuação profissional, conduzindo-o ao amadurecimento e exercício da profissão com qualidade, habilidade e segurança.