Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA UTILIZADAS POR ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
FERNANDO SANTOS DO NASCIMENTO (Relator)
JULIANA PAIVA GÓES RAMALHO
NEYCE DE MATOS NASCIMENTO
ANA LÚCIA DE MEDEIROS
LUCILA VIEIRA CARNEIRO
Modalidade Pôster
Área Gestão, tecnologias e cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A comunicação é o processo de transmitir e receber informações nas relações que ocorrem durante inúmeras fases e situações de nossas vidas, e que influencia, significativamente, pensamentos e ações, bem como leva ao entendimento acerca de conceitos, princípios e habilidades que compõem a existência humana. O relacionamento no ambiente de cuidado deve ser pautado na empatia, confiança e respeito mútuo, visando solucionar conflitos, reconhecer limitações pessoais em prol da satisfação do paciente e da eficiência do cuidado à saúde. Essas premissas caracterizam uma relação terapêutica. Objetivos: Este trabalho teve como objetivos identificar estratégias de comunicação terapêutica e classificar as interações na relação entre enfermeiros e idosos na Atenção Primária, baseado na Teoria do Relacionamento Interpessoal de Peplau. Metodologia: Estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa, realizado por meio de filmagens das consultas de enfermagem realizadas em unidades básicas de saúde do município de João Pessoa-Paraíba. Participaram da pesquisa trinta e dois enfermeiros vinculados a Estratégia Saúde da Família, e trinta e dois idosos atendidos pelos enfermeiros. Resultados: Foram identificadas as seguintes estratégias: utilização de linguagem clara, permanece atento ao idoso, encoraja o idoso a esclarecer suas dúvidas, questiona o idoso quanto às informações fornecidas e reforça informações importantes. Percebeu-se, nesse estudo, que a comunicação entre enfermeiros e idosos foi classificada, de uma forma geral, como boa. Isso reflete os princípios da atenção primária à saúde que prioriza a formação de vínculos entre profissionais e comunidade por meio de uma relação pautada na confiança e na empatia, uma vez que os usuários atendidos por esse serviço devem ser acompanhados continuamente pela equipe de saúde. Entretanto, ainda são verificadas lacunas que devem ser preenchidas para que se alcance a excelência das interações observadas. Conclusão: Assim, à medida que os enfermeiros buscam a melhoria da qualidade das interações, a comunicação entre enfermeiro e idoso na atenção primária se tornará melhor e mais adequada para a realização da assistência a essa população, o que colabora para a satisfação dos usuários em relação à assistência de enfermagem. Para isso, é preciso buscar a qualificação profissional focada na atenção ao idoso, bem como o conhecimento científico voltado para as estratégias que facilitam a comunicação.