Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título PARTICIPAÇÃO DO SEGMENTO UNIVERSITÁRIO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE TRABALHADORES DA SAÚDE
Autores
RENATA EMANUELA DE QUEIROZ RÊGO (Relator)
ANNA KARLA BRANDÃO MENEZES
MARIA ROSILENE CÂNDIDO MOREIRA
GEANE SILVA OLIVEIRA
LANUCE RAFAELE DE QUEIROZ MORAIS
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é uma ferramenta que proporciona melhorias para o atendimento aos diversos usuários dos serviços de saúde. Devido as descobertas e mudanças que acontecem frequentemente nas formas de tratamento, prevenção e promoção da saúde, emerge a necessidade de aperfeiçoamento das práticas nos serviços públicos, garantido assim um atendimento de qualidade aos seus clientes. Tendo em vista a parceria firmada pelo programa Rede Escola no município de Cajazeiras, estado da Paraíba, como forma de fortalecer os vínculos e melhorar o elo entre profissional do serviço/aluno/usuário, oportunizou-se aos docentes de uma universidade realizar um curso de atualização sobre agentes imunizantes para enfermeiros e técnicos de enfermagem, com a finalidade de sensibilizá-los para a prática adequada dos serviços de administração de vacinas e orientações pertinentes aos cuidados com o acondicionamento, administração e orientações pós-vacinais. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivida durante o curso de extensão Atualização em agentes imunizantes, com foco na aceitabilidade das orientações fornecidas aos participantes. METODOLOGIA: Estudo de intervenção, do tipo relato de experiência, tendo como público 20 enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem, todos trabalhadores em unidades básicas de saúde da família do município, que foram divididos em dois grupos para encontros de capacitação distintos, que ocorreram nos dias 13 e 27 de agosto de 2014. O material didático utilizado na capacitação foi produzido pelos docentes ministrantes e disponibilizado para todos que se fizeram presentes. As docentes que ministraram o curso pertencem a uma Instituição Federal de Educação Superior, situada na cidade alvo da intervenção educativa. Foram efetuadas anotações de campo durante a realização do curso, a fim de registrar todas as impressões e expressões dos participantes, para posterior reflexão acerca do alcance dos objetivos propostos pelo curso. RESULTADOS: Durante a capacitação, os participantes se mostraram interessados e satisfeitos, sempre tirando dúvidas ou acrescentando informações. Ao final, as equipes se mostraram mais fortalecidas, referindo um bom aprendizado e que iriam colocar em prática as novidades repassadas durante o encontro. CONCLUSÃO: As atividades de educação em saúde e capacitação para profissionais do serviço contribuem para uma prática aperfeiçoada, permitindo maior êxito nas ações de prevenção da doença e promoção da saúde.