Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO APLICADA A DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO E ÉTICA DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Autores
RITA PATRIZZI MENDONÇA (Relator)
BÁRBARA POMPEU CHRISTOVAM
DIANA LILIAN BORGES VIEIRA
ANNA CAROLINA MOREIRA NASCIMENTO
RITA KELLY ALVES DA SILVA RIBEIRO
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As metodologias de ensino-aprendizagem tradicionais ainda são as mais utilizadas na formação dos profissionais da saúde. Nessas práticas educativas, destacam-se a transferência de conhecimentos pelo docente ao aluno, o qual absorve passivamente o conteúdo sem que seu contexto social ou seus conhecimentos prévios sejam considerados1. Na Enfermagem, a discussão sobre o processo de formação dos seus profissionais data desde o início da década de 80, quando começaram as discussões e a construção de um projeto político para a profissão, tomando como uma de suas referências a construção do Sistema Único de Saúde - SUS, conduzido pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, o qual vem sendo implementado, enfrentando políticas econômicas, de ensino e de saúde nem sempre favoráveis aos processos de transformação2. Na Metodologia da Problematização os resultados deverão voltar-se para algum tipo de intervenção na realidade, na mesma realidade na qual foi observado o problema, imediatamente, dentro do nível possível de atuação permitido pelas condições gerais de aprendizagem, de envolvimento e de compromisso social do grupo.3 Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelo professor de graduação frente o emprego de metodologia Ativa de Aprendizagem - Problematização como metodologia de ensino, utilizando o Arco de Charles Magueres como fundamentação teórica. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo que relata a experiência de realizar metodologia ativa de ensino como estratégia de aprendizagem na disciplina de Legislação e Ética, do curso de graduação em enfermagem. A aula foi ministrada para turma de segundo período, de uma Universidade privada do estado do Rio de Janeiro. As aulas foram ministradas no turno da noite. Utilizou-se como recurso áudio visual, álbum seriado tamanho A4, o qual continha perguntas fundamentadas no Arco de Charles Magueres. Resultados: Os 32 alunos que cursavam a disciplina foram avaliados através de apresentação de seminários sobre os temas abordados em cada aula. Os alunos demonstraram maior atuação no seu próprio processo de ensino aprendizagem, tornando-se protagonistas de seu próprio saber. Conclusão: Embora os métodos tradicionais de ensino ainda sejam mais aceitos, o método de problematização como estratégia de ensino proporcionou um processo de ensino aprendizagem mais interessante, dinâmico e eficaz, uma vez que se desvinculou de métodos tradicionais e implementou uma aprendizagem crítico reflexiva.