Anais - 18º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIAS ACADÊMICAS DA MONITORIA NA DISCIPLINA ENFERMAGEM CIRÚRGICA II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ROANE RAMALHO DE FRANÇA (Relator)
LARISSA NARRIÊ FRANCO FERREIRA
TALITA PONTES DOS SANTOS
EMERSON THOMAZ DO NASCIMENTO SANTOS
EDINEIDE NUNES DA SILVA
Modalidade Pôster
Área Educação, política e vulnerabilidade social
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:A monitoria constitui-se em uma prática acadêmica muito importante para a formação profissional. O estudante monitor na unidade curricular Enfermagem Cirúrgica II, atua junto ao docente da disciplina como membro facilitador do processo ensino-aprendizagem, uma vez que possui habilidades e competências adquiridas para o exercício de sua função, possibilitando o aprofundamento do conhecimento, autonomia e o senso de responsabilidade para com os seus afazeres acadêmicos.Objetivos:Relatar as vivências acadêmicas enquanto monitores da Disciplina Enfermagem Cirúrgica II, do curso de Enfermagem de uma faculdade do alto sertão paraibano.Metodologia:Trata-se de um relato de experiência vivenciada enquanto monitores da disciplina Enfermagem Cirúrgica II do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Maria da cidade de Cajazeiras – PB, no período de fevereiro a junho do corrente ano, junto a turma do 6º período do curso. A atuação dos monitores ocorreu na sala de aula junto a professora, nos laboratórios institucionais e nos campos de prática compreendidos pela disciplina.Resultados/discussões:Os monitores participaram de reuniões afim de esclarecer o seu papel no processo ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados na disciplina, traçou-se o cronograma de atividades voltado principalmente às atividades práticas da disciplina. Deste modo, na monitoria foram desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa em sala de aula, laboratório e campos de prática, possibilitando maior conhecimento aos estudantes e aos próprios monitores.Conclusão:A experiência enquanto monitores é de grande valia para a vida acadêmica e profissional, uma vez que proporcionada situações de aprendizagens mútuas, nos fortalecendo enquanto futuros profissionais da área, além de servir como incentivo a prática docente. Constata-se que a prática da monitoria na instituição proporciona inúmeros benefícios, em relação ao processo ensino-aprendizagem tanto do monitor quanto dos alunos monitorados.